0

Velório de Niemeyer no Palácio do Planalto começa às 15h

6 dez 2012
10h36
atualizado às 11h13
Diogo Alcântara
Direto de Brasília

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer chegará a Brasília para ser velado no Palácio do Planalto às 14h20 desta quinta-feira, segundo oficiais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Dilma Rousseff ofereceu o avião presidencial para o transporte do corpo, que deixará o Rio de Janeiro às 13h.

Avião da presidência responsável por levar o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer chegou por volta das 11h no III Comar, no Centro do Rio
Avião da presidência responsável por levar o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer chegou por volta das 11h no III Comar, no Centro do Rio
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer
Conheça a trajetória do arquiteto

Da base aérea, o caixão seguirá em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelo Eixo Rodoviário de Brasília - um dos traçados iniciais do projeto de Lúcio Costa - e pela Esplanada dos Ministérios, região da cidade com maior concentração de obras assinadas pelo arquiteto.

O corpo deverá chegar à sede da Presidência da República às 15h, com cerimônia conduzida pelo grupo de Dragões da Independência. As definições foram acertadas nesta manhã pelo Cerimonial da Presidência. O corpo do arquiteto será velado no salão nobre do Planalto, no segundo andar do prédio, e Dilma deverá participar de um primeiro momento.

Horas antes do início do velório, às 11h, o mesmo espaço será usado para o anúncio do plano de investimentos em portos pela presidente. Ela preferiu não adiar, mas o evento deverá ter sua duração reduzida para que a estrutura do evento seja desmontada para o velório.

A exemplo do velório do ex-vice-presidente José Alencar, no ano passado, o público deverá ter acesso ao corpo por meio da rampa do Planalto a partir das 16h. O velório seguirá até as 20h. O corpo de Niemeyer retornará ao Rio de Janeiro, onde será enterrado.

Morre Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
publicidade