PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

'Um dos maiores gênios do Brasil', diz Barbosa sobre Niemeyer

6 dez 2012 - 09h46
(atualizado às 11h18)
Compartilhar

O presidente do Supremo Tribunal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse nesta quinta-feira que recebeu a notícia sobre a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, a quem chamou de "um dos maiores gênios e artistas que o Brasil já teve", "com pesar e profunda consternação". "Suas criações originais, unindo arquitetura e poesia, expressaram os limites elevados da genialidade brasileira e ajudaram a projetar o nome do Brasil no exterior", disse Barbosa em nota.

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

O ministro, que falou em nome do STF, falou sobre a personalidade do arquiteto, que, segundo Barbosa, era um "homem de hábitos simples", que "notabilizou-se pela defesa dos ideários de liberdade e a busca incansável pela dignidade da gente brasileira".

"A criação constante e revolucionária de novas formas de expressão arquitetônica fez de Niemeyer um dos grandes expoentes da arquitetura moderna mundial", disse o ministro.

Vida dedicada à cultura

De Portugal, o presidente da Fundação Oscar Niemeyer, Marco Maciel, enviou nota dizendo que "a morte de Oscar Niemeyer transcende a perda de um genial arquiteto". "Fica a ausência de um humanista brilhante, que fez de sua vida um dedicado serviço à cultura e às artes", disse ele.

Prefeitura de São Paulo

Também por meio de nota, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, lembrou Niemeyer como "um dos mais importantes arquitetos do século 20", que "incorporou uma preocupação artística à construção civil". "Um estilo inconfundível, presente em Brasília, no edifício Copan, no coração de São Paulo, e no Parque do Ibirapuera, entre tantas outras obras primas espalhadas pelo mundo. Minha solidariedade à família, parentes e amigos", finalizou Kassab.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro
Foto: Luiz Roberto Lima / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade