PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

SP: cartunistas e caricaturistas fazem exposição a Niemeyer

17 dez 2012 - 21h32
(atualizado às 21h38)
Compartilhar
Exibir comentários
A exposição é uma uma homenagem de artistas de todo o País ao arquiteto
A exposição é uma uma homenagem de artistas de todo o País ao arquiteto
Foto: Divulgação
A exposição "Nosso Oscar Niemeyer", uma homenagem de cartunistas e caricaturistas de todo o País ao arquiteto morto em 5 de dezembro, ficará em cartaz até 31 de janeiro de 2013 na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A entrada é franca, com acesso pelos portões 1 e 5, de segunda a sexta feira das 9h às 18h e aos sábados, até 15h.
 
        
Inaugurada no dia 13, até o fim do ano a mostra deve chegar a 105 trabalhos - um para cada ano de idade que Niemeyer teria completado dois dias depois, segundo prevê o artista gráfico José Alberto Lovreto, o JAL, curador da exposição organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil. Para ele, "Niemeyer sempre mostrou que tudo começa no traço. O ato de simples desenhar ganhou um Oscar. A realização do desenho em obra ganhou um Niemeyer."
 
Outra exposição, no Salão de Atos, ao lado da biblioteca, também homenageia Niemeyer com as principais obras sobre ele montadas no Memorial da América Latina. Uma dessas é a mostra "Oscar Niemeyer – 100 anos de encantamento", que celebrou o centenário do arquiteto, com fotos em 360º de obras em várias partes do mundo. Essa exposição também poderá ser visitada até 31 de janeiro, de terça a domingo, das 9h às 18h., com entrada franca.
 
Morre Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade