3 eventos ao vivo

Rio: MST entrega bandeira a família do 'grande amigo' Niemeyer

7 dez 2012
13h54
atualizado em 10/12/2012 às 16h26

Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) foram no início da tarde desta sexta-feira ao velório de Oscar Niemeyer e entregaram à família uma bandeira do movimento como forma de homenagem. O velório aberto ao público ocorria desde o início da manhã no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio de Janeiro, em Botafogo, na zona sul do município.

Qual a obra mais bonita do arquiteto Oscar Niemeyer? Escolha
Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer
Conheça a trajetória do arquiteto

"O Oscar foi um grande mestre, não só pela obra, mas pelos valores. Ele apoiava muito a nossa luta e prestou diversas homenagens ao movimento.", afirmou Mariana Duque, integrante da coordenação nacional do MST. "Niemeyer foi um grande amigo do MST e de todos os movimentos sociais." Uma das homenagens de Niemeyer foi o desenho de um monumento dedicado ao MST próximo a Curitiba, localizado na BR-277.

Além dessa, outra homenagem será prestada: o bloco carnavalesco Banda de Ipanema vai tocar durante o sepultamento do arquiteto, que deve ocorrer por volta das 18h no cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio. Em 2010, Niemeyer foi homenageado pelo bloco, e a partir daí virou patrono do grupo, inclusive escolhendo elementos da camisa da Banda. As músicas que devem ser entoadas são Carinhoso e Cidade Maravilhosa.

Morre Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
publicidade