0

Rio: avião com corpo de Niemeyer decola para Brasília

6 dez 2012
12h34
atualizado às 12h55

Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

O avião com o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer decolou às 12h45 desta quinta-feira. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu do Rio de Janeiro até Brasília. O cortejo fúnebre, que acompanha o corpo do arquiteto, chegou ao Terceiro Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (III Comar) por volta do meio-dia. Dezesseis pessoas da família embarcaram junto com o corpo do arquiteto para a capital federal.

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer
Conheça a trajetória do arquiteto

O cortejo fúnebre saiu do Hospital Samaritano, onde Niemeyer estava internado desde o início de novembro. Na manhã de hoje, houve uma missa celebrada na capela do hospital.

Depois de chegar em Brasília, o corpo vai sair em carro aberto até a Esplanada dos Ministérios para o velório, que ocorrerá no Palácio do Planalto. A previsão é que o corpo volte às 22h para o Rio. Amanhã haverá uma série de atos ecumênicos pela manhã, e o arquiteto deve ser enterrado à tarde no cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio.

Morre Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Evento com Dilma homenageia Niemeyer com um minuto de silêncio
Fonte: Terra
publicidade