PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Revista em homenagem a Niemeyer será lançada dia 13 em SP

6 dez 2012 - 20h31
(atualizado às 21h06)
Compartilhar

Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

O arquiteto completaria 105 anos no dia 15 de dezembro
O arquiteto completaria 105 anos no dia 15 de dezembro
Foto: AFP

No mês passado, o presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, juntou sua equipe para preparar uma revista especial sobre a vida e a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na noite de quarta-feira no Rio de Janeiro. A ideia era fazer uma homenagem para ele em vida. A data escolhida para a publicação era por conta do aniversário de 105 anos dele, no próximo dia 15. O anúncio da morte frustou a ideia, mas segundo Andrade, o resultado foi bom.

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

Ele conta que criou um grupo de trabalho para realizar o trabalho e a revista acabou de ser impressa. "Optamos por fazer o lançamento no próximo dia 13. É uma edição totalmente dedicada a ele, ampla, maior do que costumamos fazer. São muitas fotos, artigos, e coisas de design. Até tênis ele desenhou. Há também um texto do governador Geraldo Alckmin expondo uma relação de carinho muito grande em relação a ele, à obra dele. É uma revista para guardar", disse.

A revista Nossa América Especial terá 128 páginas totalmente dedicadas a Niemeyer, com textos de arquitetos que conviveram com o ele e de estudiosos de sua obra. É ilustrada com traços, desenhos, croquis, projetos e maquetes de Niemeyer.

Depois de apresentar problemas de manutenção, o presidente afirma que hoje o Memorial da América Latina, inaugurado em 1989, está em boas condições estruturais. "Temos o maior zelo pela obra dele e jamais faríamos qualquer coisa que a descaracterizasse", afirmou.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade