PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Presidente de conselho de arquitetura lamenta morte de Niemeyer

6 dez 2012 - 11h56
(atualizado em 10/12/2012 às 17h46)
Compartilhar

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), Haroldo Pinheiro, lamentou nesta quinta-feira a morte do arquiteto Oscar Niemeyer e disse que, muito preocupado com as questões da sociedade e da política brasileira, Niemeyer colocava a arquitetura como uma questão secundária.

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

"Era uma coisa que ele fazia porque gostava, mas não atribuía tanta importância ao próprio trabalho. Achava que mais importante é o trabalho de quem luta por melhores condições de vida da sociedade", disse, antes de participar do segundo dia do Seminário Internacional de Arquitetura e Urbanismo. O evento reúne até amanhã representantes dos conselhos estaduais e palestrantes de outros países para discutir os desafios da profissão.

Segundo Pinheiro, Niemeyer era um homem muito "humilde e simples", dono de um ânimo juvenil nas questões relacionadas ao seu trabalho. "Ele olhava para seu último trabalho - que eu nem sei qual foi, porque deixou tantos trabalhos iniciados - como se fosse um arquiteto recém-formado que faria seu primeiro projeto", disse.

Pinheiro esteve com Niemeyer há poucos dias, no Rio de Janeiro, e constatou que ''incansável'', ele continuava trabalhando. "Era comum, no hospital, reclamar que precisava sair porque seus projetos estavam atrasando. Ele estava entusiasmado fazendo alguns em outros países, como a Argélia. Era muito requisitado, mas tanto fazia ser uma residência, palácios ou museus. O entusiasmo era o mesmo", contou, acrescentando que sempre saía "rejuvenescido" dos encontros com o gênio da arquitetura brasileira.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade