2 eventos ao vivo

'Papai e Oscar foram os grandes comunistas do Brasil', diz filho de Prestes

7 dez 2012
12h09
atualizado às 13h24
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

 

Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

O filho e a esposa de Luís Carlos Prestes também foram até o velório de Oscar Niemeyer, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, para prestar homenagens ao arquiteto, chamado de um dos "grandes comunistas do Brasil". Ao chegarem ao Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio onde era velado o corpo, Luís Carlos Prestes Filho e Maria Prestes abriram uma grande bandeira vermelha com o emblema comunista.

Filho e mulher de Luís Carlos Prestes foram ao velório de Niemeyer
Filho e mulher de Luís Carlos Prestes foram ao velório de Niemeyer
Foto: Mauro Pimentel / Futura Press

Qual a obra mais bonita do arquiteto Oscar Niemeyer? Escolha
Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer
Conheça a trajetória do arquiteto

"Ele sempre se preocupou com o País e foi um amigo fiel da família", afirmou Maria. "Papai e Oscar foram os grandes comunistas do Brasil", acrescentou Prestes Filho, lembrando um um episódio envolvendo os dois.

"Ele sempre foi muito solidário com meu pai, cedeu a casa para meu pai depois que ele saiu da prisão em 1945, e comprou um apartamento para ele quando voltamos do exílio na Rússia por causa da ditadura. A população não perde só um artista, mas um grande homem", afirmou Prestes Filho.

Além de Prestes Filho e Maria Prestes, passaram pelo velório o arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), a filha adotiva de Juscelino Kubitschek, Maria Estela, o cartunista Ziraldo e o jornalista e escritor Zuenir Ventura.

Morre Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Veja também:

Bolsonaro fala em 'cartão vermelho' para quem sugere congelar aposentadorias e enterra Renda Brasil
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade