PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Obra de Niemeyer será inaugurada segunda-feira, na Paraíba

6 dez 2012 - 14h06
(atualizado às 14h16)
Compartilhar

Na próxima segunda-feira, será inaugurado em Campina Grande, na Paraíba, o mais recente projeto já concluído do arquiteto Oscar Niemeyer, morto nesta quarta-feira, aos 104 anos, no Rio de Janeiro. O Museu de Arte Popular da Paraíba, batizado de "Museu dos Três Pandeiros", é sua primeira obra na cidade. Orçado em R$ 10,5 milhões, o museu vai acolher trabalhos de artistas genuinamente paraibanos, como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Elba Ramalho, entre outros.

O mais novo projeto concluído de Niemeyer será inaugurado na próxima semana
O mais novo projeto concluído de Niemeyer será inaugurado na próxima semana
Foto: UEPB / Divulgação

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

O local terá acervo permanente e também servirá de espaço para exposições temporárias. A ideia exposta apresenta em seus três espaços, ou pandeiros, uma sala de exposição de artesanato, outra de exposição da música, além da terceira que irá compreender obras de literatura de cordel, cantoria e xilogravura.

O museu foi construído pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e leva em seu desenho os traços marcantes do arquiteto. Ao toso, são 126 painéis de vidro que refletem a beleza o Açude Velho, um dos principais cartões postais de Campina Grande.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade