PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Obra de Niemeyer na Espanha encantou Brad Pitt e Woody Allen

6 dez 2012 - 10h23
(atualizado às 13h49)
Compartilhar

Em 1989, quando Oscar Niemeyer ganhou o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes, ninguém suspeitava até que ponto seria criado um vínculo entre a Espanha e o arquiteto brasileiro, cuja obra perto da foz do rio Avilês - um centro cultural que leva seu nome - qualificou como "a melhor e mais querida" que fez fora de seu país. A construção do arquiteto na cidade espanhola (que leva o nome do rio) encantou artistas de norte-americanos como Brad Pitt, Woody Allen e Kevin Spacey.

Conheça a trajetória do arquiteto Oscar Niemeyer:

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

Apesar de sua longevidade e do fato de que sua marca está presente nos cinco continentes, Niemeyer, que faleceu ontem à noite no Rio de Janeiro aos 104 anos, passou apenas um dia em solo espanhol. Devido à sua idade e ao medo de viajar de avião, o renomado arquiteto não recebeu pessoalmente em Oviedo o Prêmio Príncipe de Astúrias, mas sua presença por meio de declarações, de seu trabalho, de sua equipe de colaboradores e, sobretudo, sua própria obra, se fez cada vez mais intensa na região das Astúrias.

O gênio brasileiro é, para os cidadãos da cidade de Avilés, um dos personagens mais próximos e respeitados. Por causa do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, foram várias as demonstrações de afeto dos cidadãos, tanto por ocasião de seus aniversários ou em momentos difíceis de sua vida, como o falecimento de sua única filha, Ana Maria, em junho deste ano.

Parece lógico que fosse assim. Desde a colocação da pedra fundamental, o complexo cultural, um de seus últimos trabalhos no século XX, levou a pequena cidade de Avilés a ficar conhecida em todo o mundo. O chamado "efeito Niemeyer" se traduziu quase imediatamente em um aumento do número de visitantes atraídos pela simples contemplação daquela que é a única obra do famoso arquiteto na Espanha e, segundo ele mesmo reconheceu em várias ocasiões, "a melhor e mais querida" que fez fora do Brasil.

"Quando me encomendam um edifício público, tento fazê-lo lindo, diferente, de forma que gere surpresa, porque sei que os mais pobres não vão aproveitar nada, mas eles podem parar para vê-lo e ter um momento de prazer, de surpresa", disse Niemeyer. Essas palavras resumem bem a filosofia deste arquiteto de militância comunista, que tomou com entusiasmo o projeto do complexo cultural para dar a uma cidade que tinha sofrido uma grave depressão após o fechamento de siderúrgicas e precisava de um ícone, um motivo para elevar sua autoestima.

E assim aconteceu. O Centro Cultural de Avilés deslumbrou o público desde o dia em que sua maquete foi revelada. Sua cúpula perfeita, branca, a torre-mirante que se soma a uma foz ainda com um forte componente industrial. Todo o conjunto de edifícios, as formas sinuosas que levam a assinatura de Niemeyer compartilham o "skyline" de Avilés com as chaminés da fábrica de aço que 60 anos atrás transformaria a cidade no que é hoje.

A figura do arquiteto que mais fez por Avilés em toda sua história atrairia a chegada de personalidades com uma força midiática sem precedentes, como Brad Pitt, que passeou tranquilamente pelas ruas do centro velho - uma visita de surpresa que fez com que o nome da cidade desse a volta ao mundo.

Publicações de todo o planeta noticiaram um Brad Pitt apaixonado pela arquitetura e entusiasmado com a obra que Niemeyer desenhou para as Astúrias. E como Pitt, muitos outros famosos deram o ar da graça. Woody Allen virou um visitante habitual de Avilés, a incluiu em um de seus filmes, organizou a estreia mundial de alguns de seus trabalhos e até ofereceu uma apresentação musical com seu clarinete em frente a milhares de pessoas no Centro Niemeyer.

Outros nomes, especialmente o ator Kevin Spacey, se somaram a esta relação de notáveis, que inclui Paulo Coelho, Stephen Hawking e Jessica Lange. Mas o centro cultural que seu próprio autor definiu como "uma praça aberta a todo mundo, um lugar para a educação, a cultura e a paz", não esteve isento de polêmicas que provocaram idas e vindas em sua programação.

O Centro Niemeyer chegaria inclusive a fechar suas portas em dezembro de 2011, a poucos dias do 104º aniversário do arquiteto, em meio a um conflito entre seus gerentes e a gestão anterior do governo autônomo das Astúrias. Hoje o local está aberto, e a atual administração regional trabalha para elaborar uma programação que devolva a ele sua projeção internacional, que estruturará em torno de cinco grandes áreas temáticas: artes plásticas, teatro, cinema, pensamento e gastronomia.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade