PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

'Niemeyer foi um dos grandes mestres modernos', diz diretora do Pritzker

6 dez 2012 - 11h45
(atualizado em 10/12/2012 às 17h46)
Compartilhar

A diretora-executiva do Prêmio Pritzker de Arquitetura, Martha Thorne, afirmou que o arquiteto Oscar Niemeyer, morto aos 104 anos na noite de quarta-feira, "foi um dos grandes mestres do movimento modernista da arquitetura e, na América do Sul, um dos grandes arquitetos, se não o maior do século XX". Em entrevista à agência Efe, Martha afirmou que ele deixou "uma carreira admirável, muito longa, com obras muito significativas, e sempre dedicada à arquitetura".

Evento com Dilma homenageia Niemeyer com um minuto de silêncio:

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

Pela sua importância na área, o Prêmio Pritzker é conhecido como o Nobel da Arquitetura - com o qual Niemeyer foi laureado em 1988 "porque seus edifícios irradiam a cor, a luz e as imagens sensuais de seu país, o Brasil", lembrou Martha, que é também uma das fundadoras da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Instituto de Empresa (IE) de Madri. "Do ponto de vista formal, seus edifícios são impressionantes. As formas dos edifícios não são gratuitas. Quando Niemeyer desenhava, tentava buscar a poesia da forma (do edifício) em harmonia com o lugar em que construiria o edifício, levando em conta a paisagem", disse ela.

"Niemeyer foi um pioneiro no uso de concreto armado e no uso de inovações tecnológicas na construção, assim como na aplicação de novos conceitos formais nas cidades do Brasil como o emprego das linhas curvas nos edifícios e o poder simbólico da arquitetura", acrescentou a professora. Por outro lado, contrapôs ela, Niemeyer "não criou uma escola. No século XXI usam-se tecnologias diferentes das que ele usava e também surgiram novas reivindicações na sociedade. No entanto, de todas as maneiras, sua influência deixou marcas em muitas pessoas".

Segundo Martha, as novas gerações de arquitetos e urbanistas podem aprender com Niemeyer lições como "o valor simbólico da arquitetura, valorizar a importância de localizar um edifício corretamente em relação à paisagem e reconhecer e usar as raízes de sua cultura" no processo criativo, detalhou. Para ela, em Brasília, percebe-se Niemeyer como "um arquiteto que gera uma paisagem nova criando uma cidade nova, otimista e que olha para o futuro".

"Niemeyer buscou, através da arquitetura, representar símbolos e usar novas formas muito potentes como a curva no desenho de edifícios. Embora muita gente tenha criticado Niemeyer por certos erros nos aspectos funcionais de alguns edifícios, suas obras sempre mantiveram uma sintonia com o entorno", afirmou ela, lembrando a ideologia do arquiteto. "Niemeyer, que foi aluno de Le Corbusier, com quem colaborou, foi uma pessoa comprometida com a política, como membro do Partido Comunista." Alguns projetos, como a sede do próprio Partido Comunista Francês, em Paris, são fruto direto dessa ideologia. "Niemeyer desenhava muitos edifícios públicos, e através desses edifícios expressava um ponto de vista. Às vezes, ele dizia que o importante não eram os edifícios, mas as pessoas que os frequentavam."

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade