PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Niemeyer foi "último grande monstro", diz arquiteto francês

6 dez 2012 - 13h32
(atualizado às 14h40)
Compartilhar

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que morreu na quarta-feira aos 104 anos, era o Matisse da arquitetura, afirmou nesta quinta-feira o arquiteto francês Jean Nouvel à AFP. "Oscar Niemeyer era o último monstro sagrado dos arquitetos da modernidade do século XX", junto com Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe e Le Corbusier, declarou Nouvel.

 Sol é visto a partir do monumento O Panteão da Pátria e da Liberdade, projetado por Oscar Niemeyer, em Brasília
Sol é visto a partir do monumento O Panteão da Pátria e da Liberdade, projetado por Oscar Niemeyer, em Brasília
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

"Se formos comparar com a pintura, podemos dizer que Le Corbusier foi o Picasso e Oscar Niemeyer, o Matisse" da arquitetura, disse. "Muito triste" pela morte do arquiteta brasileiro, Jean Nouvel, nascido em 1945, enfatizou que na sua época de estudante, "Niemeyer era um dos mestres absolutos do momento".

"Todo mundo falava de sua relação com Le Corbusier", completou. "Niemeyer partia do gesto mais simples, de um desenho elementar que virava, na mudança de escala, algo inimaginável", explicou Jean Nouvel. "Ele representava o espírito de uma era, dos anos 1950-1970. Sua obra marcou época, como a obra de todos os grandes arquitetos".

Perguntado sobre a influência de Niemeyer sobre sua própria obra, Jean Nouvel respondeu: "Eu sempre procuro a relação entre simplicidade/complexidade. Niemeyer é exatamente isso". Niemeyer participou na realização de mais de 600 obras em 70 anos de carreira, como as sedes da ONU em Nova York e do partido comunista francês em Paris, além da idealização do projeto da cidade de Brasília.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade