PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Niemeyer é homenageado pelos comunistas franceses

6 dez 2012 - 14h26
(atualizado às 15h24)
Compartilhar

Os comunistas franceses prestaram nesta quinta-feira uma homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que desenhou e concebeu, sem cobrar nada, a sede do partido durante o seu exílio na França nos anos 1970, em uma de suas obras emblemáticas. No outrora proletário leste de Paris, a obra de Oscar Niemeyer, morto na noite de quarta-feira aos 104 anos, se destaca por suas curvas, com uma bolha de concreto branco que sai do chão.

Evento com Dilma homenageia Niemeyer com um minuto de silêncio:

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

Foi sob esta bolha que as autoridades do Partido Comunista Francês (PCF), que atualmente possui dez deputados no país, negociaram com os socialistas do futuro presidente François Mitterrand quando eram a maior força política da França. "Este é um pedaço de terra brasileiro", afirma sorridente Gérard Fournier, administrador do prédio. Então refugiado político na França, Niemeyer fez o desenho do edifício em três dias, e o ofereceu como um presente ao Partido Comunista Francês.

"Foi a primeira vez que tivemos um estilo deste, de concreto e vidro", lembra Georges Cukierman, o Jojo, militante do PCF "há 70 anos". Ele se lembra principalmente do talento de Niemeyer e de que era muito compreensivo. Seu trabalho em conjunto e suas "ótimas trocas de ideias" tiveram como resultado um patrimônio nacional. "Quando ele explicava a arquitetura, todos podiam entender", ressaltou Jojo.

Bernard Brezout, 70 anos, era um jovem engenheiro quando trabalhou na projeção deste edifício com Niemeyer, considerando-o "o projeto de uma vida". No final dos trabalhos (1971), quando surgia um problema, era preciso ter paciência. O arquiteto, quando voltava ao Brasil, nunca retornava à França de avião. "Tínhamos que esperar um mês para que chegasse de navio."

Todos os anos, 15 mil visitantes "de escolas de Arquitetura do mundo inteiro" visitam o número 2 da Praça Coronel Fabien.Chamada por muito tempo de "bunker", "fortaleza", "abrigo anti-atômico", a sede do Partido Comunista Francês abre agora suas portas para o cinema, para a alta costura ou para conferências. Em sinal de luto, as bandeiras do Brasil e da França estão a meio-mastro na sede do PCF, onde um livro de ouro foi aberto.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade