PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

'Não saí de perto dele em nenhum momento', diz viúva de Niemeyer

6 dez 2012 - 11h07
(atualizado às 11h35)
Compartilhar

Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

A viúva do arquiteto Oscar Niemeyer, Vera Lúcia, declarou nesta quinta-feira que não saiu de perto do marido em nenhum momento durante sua terceira internação neste ano. O arquiteto, 104 anos, deu entrada no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, no início de novembro, com quadro de desidratação causada por uma virose que gerou reflexos nos rins. No fim da noite de ontem, ele morreu de infecção respiratória.

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

"Perdi a pessoa que mais gostava no mundo, que mais amei. Vai ser difícil, mas o tempo passa. Não saí de perto dele em nenhum momento, de todas as melhoras ou pioras", afirmou ela. O arquiteto ficou internado por cerca de um mês e, entre melhoras e pioras, passou por tratamentos de hemodiálise e fisioterapia respiratória.

"Ele estava lúcido. Anteontem ele falou para mim que queria tomar café e comer pastel. Outro dia disse 'Tenho que ir embora, meus trabalhosa estão atrasados'", contou ela, após a missa de corpo presente celebrada nesta manhã na capela do hospital. "(Ele) Sempre tinha uma palavra boa, falava para a enfermeira, 'Temos que fazer o nosso samba'. Ele estava tendo uma reação boa, mas de repente começou a ficar quietinho, quietinho...", relatou Vera, emocionada.

Vera afirmou ainda que pretende levar adiante dois projetos que o casal havia combinado, um livro e uma revista, sobre os quais Niemeyer indagava até os últimos dias. "Ele trabalhava, via revista comigo, falava sobre ela, perguntava como estava, mandava chamar o diagramador pra saber como estava a diagramação. O único desejo dele que eu vou fazer é editar o livro que havíamos falado de fazer juntos e a revista." Para ela, o arquiteto deve ser lembrado "como uma pessoa digna, honesta e amiga como ele sempre foi".

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Samba composto por Niemeyer exalta Rio e mulheres ; veja:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade