0

Município do RJ quer construir oceanário projetado por Niemeyer

6 dez 2012
21h21
atualizado em 7/12/2012 às 01h42
  • separator

A lagoa de Ponta Negra, em Maricá, poderá ganhar um oceanário projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Representantes do escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer estiveram reunidos há pouco mais de um mês com o secretário executivo da prefeitura do município fluminense, Márcio Leite, para viabilizar a construção do oceanário, considerado estratégico pela administração municipal para impulsionar o turismo na região.

"A primeira conversa que tivemos foi ótima, e a prefeitura agora aguarda o envio de documentações e o projeto final, para decidir a melhor maneira de viabilizar tanto a elaboração como a construção da obra", disse leite.

O prefeito Washington Quaquá defende a obra como forma de homenagear o arquiteto que morreu nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. "Niemeyer era de uma família originária de Maricá. Seu avô, Ribeiro de Almeida, que foi ministro do STF Supremo Tribunal Federal, dá nome a uma das principais ruas da cidade. Estamos contratando o projeto do Oceanário Niemeyer, que é uma das últimas obras projetadas por um dos maiores brasileiros de todos os tempos", disse o prefeito.

Morre Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Niemeyer morreu na última quarta-feira
Niemeyer morreu na última quarta-feira
Foto: Ricardo Stuckert/PR / Divulgação

Veja também:

Bolsonaro fala em 'cartão vermelho' para quem sugere congelar aposentadorias e enterra Renda Brasil
Agência Brasil Agência Brasil
publicidade