PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Mercosul concede a Niemeyer título de Cidadão Ilustre Post Mortem

Compartilhar

Os ministros das Relações Exteriores do Mercosul decidiram nesta quinta-feira conceder o título de Cidadão Ilustre Post Mortem (após a morte) ao arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na noite passada aos 104 anos, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi uma proposta da delegação da Venezuela e teve apoio unânime dos demais países representados. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o título é uma homenagem à genialidade e à criatividade do arquiteto.

Conheça a trajetória do arquiteto Oscar Niemeyer:

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

Antes de aprovar a concessão do título a Niemeyer, as autoridades fizeram um minuto de silêncio. "Esta reunião de hoje de chanceleres e embaixadores começou com um minuto de silêncio em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, responsável, inclusive por este edifício Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores em que estamos agora. Brasília não seria o que é se não fosse a capacidade de sintetizar a criatividade brasileira", disse Patriota.

Segundo o chanceler, a concessão do título é uma homenagem à trajetória e à obra de Niemeyer. "Os chanceleres decidiram agraciar Niemeyer com o título Cidadão Ilustre Post Mortem do Mercosul, como forma de homenagear sua obra e celebrá-lo como gênio brasileiro." Durante almoço oferecido às autoridades estrangeiras, Patriota novamente mencionou a homenagem a Niemeyer e lembrou sua história. "Não é só um brasileiro que nós honramos por sua criatividade, por seu talento, um representante de um humanismo muito presente na arte brasileira, mas também um cidadão profundamente comprometido com a integração regional."

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade