PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Jornal publica obituário de Niemeyer feito por editor morto há 5 anos

6 dez 2012 - 11h38
(atualizado em 10/12/2012 às 17h46)
Compartilhar

Oscar Niemeyer, morto na última terça-feira aos 104 anos, sobreviveu à sua primeira mulher, Annita (morta em 2004); sobreviveu à única filha, Anna Maria (que faleceu este ano); sobreviveu inclusive ao autor de um obituário seu, o crítico de arquitetura Martin Pawley.

Obituário de Oscar Niemeyer, publicado pelo jornal 'The Guardian', foi escrito por editor morto há 5 anos
Obituário de Oscar Niemeyer, publicado pelo jornal 'The Guardian', foi escrito por editor morto há 5 anos
Foto: Daily Mail / Reprodução

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

Coautor do texto publicado nesta quinta-feira pelo jornal inglês The Guardian em seu site, Pawley faleceu em 2008, aos 69 anos. A aparente incongruência decorre de uma prática tão comum quanto saudável no jornalismo: em prol de publicar com agilidade o maior volume de informações sobre a pessoa falecida, textos, fotos e cadernos especiais inteiros são aprontados de antemão quando o personagem adoece ou alcança uma idade avançada. E Niemeyer vinha relutando contra ambos requisitos há anos.

No obituário, Pawley e Jonathan Glancey (também setorista de design) destacam a importância e as particularidades do estilo arquitetônico criado por Niemeyer, influenciado por Lúcio Costa e Le Corbusier. Também narra a construção de Brasília e a atuação do arquiteto brasileiro na militância comunista.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade