PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

França, Reino Unido e Cuba lamentam morte de Niemeyer

6 dez 2012 - 17h55
(atualizado às 18h26)
Compartilhar
Diogo Alcântara
Direto de Brasília

Chefes de Estado e de governode diferentes países expressaram suas condolências pelo falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer na noite de ontem. O presidente francês, François Hollande, o considerou "um homem engajado, cujas convicções sempre foram colocadas a serviço de seu talento". Segundo nota à imprensa divulgada pela Embaixada da França em Brasília, o presidente francês destacou o arquiteto como "motivo de orgulho" para o Brasil e lembrou sua relação com a França.

O arquiteto Oscar Niemeyer é velado nesta quinta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília
O arquiteto Oscar Niemeyer é velado nesta quinta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

"Tinha com a França uma relação privilegiada, não só por ter construído, em nosso país, vários edifícios cuja modernidade e originalidade impressionam os seus visitantes, mas também, por ter residido aqui durante o seu exílio, quando a ditadura reinava em seu país", disse, por meio da nota.

O governo britânico também lamentou a perda. "Muito triste saber da partida do legendário arquiteto Oscar Niemeyer nesta madrugada e gostaria de transmitir as condolências à família, aos amigos e ao Brasil", disse o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Hugo Swire, por meio de nota.

Conhecido por convicções políticas de esquerda, Niemeyer também foi homenageado pelo presidente cubado, Raul Castro. Ele enviou uma coroa de flores e endereçou ao "querido amigo Oscar Niemeyer". As embaixadas da Argélia e da Bolívia também enviaram coroas de flores para o velório.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade