PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Cuba lamenta morte de Niemeyer, 'grande amigo' da ilha e de Fidel

7 dez 2012 - 00h15
(atualizado às 00h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Cuba lamentou nesta quinta-feira a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, lembrado como "grande amigo" da Ilha, da revolução cubana e de seu líder histórico, Fidel Castro.

Oscar Niemeyer e Fidel Castro eram amigos há muitos anos
Oscar Niemeyer e Fidel Castro eram amigos há muitos anos
Foto: AFP

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

O presidente Raúl Castro enviou mensagens à presidente Dilma Rousseff e aos familiares do arquiteto expressando "suas condolências e profunda solidariedade", informou a TV estatal.

"Receba nossas condolências e profundos sentimentos de solidariedade diante da perda do querido amigo Oscar Niemeyer, filho ilustre do Brasil que a humanidade recordará sempre por sua dimensão artística e humana", disse Raúl Castro em sua mensagem à Dilma.

Aos familiares, Raúl manifestou "seu profundo pesar em nome do líder cubano, Fidel Castro, e em seu nome pelo falecimento de Niemeyer, um amigo incondicional da Revolução cubana".

"Niemeyer, grande amigo de Cuba, da Revolução e de Fidel morreu nesta quarta-feira, aos 104 anos", assinalou o jornal oficial Granma, destacando que o arquiteto esteve comprometido com a ideologia comunista "até o fim de seus dias".

O jornal do Partido Comunista (único) lembrou as afirmações de Niemeyer: "nunca calarei a boca. Nunca esconderei minhas convicções comunistas. Quem me contacta como arquiteto conhece minhas concepções ideológicas".Niemeyer e Fidel Castro, 86 anos, mantinham uma longa amizade baseada em sua identificação política e ideológica.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade