PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Corpo de Niemeyer é levado para Brasília e será velado no Palácio do Planalto

Compartilhar

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer foi transferido nesta quinta-feira para Brasília, onde será velado durante algumas horas no Palácio do Planalto, sede da presidência que ele mesmo desenhou.

O cortejo fúnebre partiu ao meio-dia, do Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, onde Niemeyer morreu ontem à noite aos 104 anos, com destino ao Aeroporto Santos Dumont, onde o corpo do arquiteto foi embarcado em um avião da presidência.

A decisão de levar o corpo de Niemeyer ao Palácio do Planato partiu da presidente Dilma Rousseff, que ontem à noite entrou em contato com os familiares do arquiteto para dar o pêsame e oferecer o local para o velório.

A Guarda Civil Metropolitana do Rio abriu passagem para o cortejo pelas avenidas da zona sul da cidade e, ao chegar no aeroporto, o corpo foi recebido por oito soldados da Força Aérea que o transferiram para o avião.

Desta forma, Niemeyer, que pouco viajava por seu medo de avião, retorna por algumas horas a Brasília, a cidade que junto com o urbanista Lúcio Costa ajudou a criar no meio do Planalto Central do Brasil, em meados de século passado, para que fora a nova capital do país.

O avião, no qual também viajam 16 parentes do arquiteto, decolou às 12h45 e está previsto que chegue a Brasília duas horas depois.

No Palácio do Planalto, Dilma liderará as honras fúnebres e posteriormente será aberto o acesso ao público durante aproximadamente quatro horas, segundo o governo.

Após receber as honras em Brasília, o corpo será trasladado novamente para o Rio de Janeiro para um velório privado no Palácio da Cidade, que a Prefeitura pôs à disposição dos parentes.

O enterro de Niemeyer está previsto para amanhã, pela tarde, no cemitério de São João Batista, no bairro de Botafogo, muito perto de onde o brasileiro nasceu em 15 de dezembro de 1907 e do hospital onde faleceu ontem à noite. EFE

joc/ff

EFE   
Compartilhar
Publicidade