0

Corpo de Niemeyer é embalsamado no Rio de Janeiro

6 dez 2012
06h55
atualizado às 11h10

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, 104 anos, foi embalsamado no laboratório da Santa Casa de Misericórdia, no bairro de Inhaúma, na zona norte do Rio de Janeiro, durante a madrugada. No início da manhã, foi levado em cortejo de volta ao Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul da capital, onde morreu na noite de ontem.

O arquiteto morreu aos 104 anos, no Rio de Janeiro
O arquiteto morreu aos 104 anos, no Rio de Janeiro
Foto: AFP

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer
Conheça a trajetória do arquiteto

Niemeyer estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por volta das 10h, o corpo será levado, também em cortejo, para o aeroporto do Galeão, de onde seguirá para Brasília. O velório será no Palácio do Planalto.

Depois, o corpo volta para o Rio, onde será velado no Palácio da Cidade. O enterro do arquiteto está previsto para esta sexta-feira de manhã, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Morre Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Agência Brasil Agência Brasil
publicidade