PUBLICIDADE

Julgamento do Mensalão

Condenados pelo mensalão homenageiam Oscar Niemeyer

6 dez 2012 - 16h42
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois réus condenados no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - José Dirceu e Roberto Jefferson - usaram os seus blogs nesta quinta-feira para homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, morto ontem aos 104 anos. "Sou devedor e grato a ele, pelo apoio e pela amizade com que me distinguiu sempre, especialmente durante esses duros anos mais recentes", escreveu o ex-ministro da Casa Civil.

Evento com Dilma homenageia Niemeyer com um minuto de silêncio:

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

Segundo Dirceu, o "mestre" Niemeyer deixa uma lição de vida para todos. "Viveu com paixão, lutou e criou sempre com coragem e imensa vontade de mudar o mundo. Fez de sua vida um sentimento de humanidade, uma força de solidariedade e uma sede de conhecimento", publicou o petista.

O ex-ministro também disse que o arquiteto defendeu as suas e "nossas" ideias políticas. "Participou das lutas e causas sempre ao lado do povo e dos oprimidos", ressaltou Dirceu. "Querido e amado por todos que o conheciam, estudado e admirado pela juventude, mestre Niemeyer deixa um legado cultural e um exemplo, raros hoje em dia, de homem do seu tempo e do futuro. Um homem que não conheceu o medo e que não temia ousar e sonhar", completou.

Já o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, escreveu que Niemeyer foi um homem que desafiou as formas e o tempo. "O arquiteto, o artista, o cérebro por trás de mais de 600 obras espalhadas mundo afora, entre as quais, a maior, Brasília, despede-se com honras de Estado", colocou. Para o ex-deputado, uma homenagem justa para quem deixa registrada a sua marca na história da arquitetura mundial moderna. "Como já disse aqui, assim como existem diversos estilos consagrados, em breve os especialistas certamente reconhecerão um novo, o estilo Niemeyer, cujos traços são apreciados, e distinguidos, globalmente. Que vá em paz", finalizou.

Jefferson foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e pegou uma pena de sete anos e 14 dias de prisão no regime semiaberto, além de 287 dias-multa. Já José Dirceu foi condenado a uma pena de 10 anos e 10 meses de reclusão, além de 260 dias-multa pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade