PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

CAU-RJ: Niemeyer foi decisivo para reconhecimento da classe

6 dez 2012 - 15h03
(atualizado às 15h48)
Compartilhar

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), Sydnei Menezes, destacou uma qualidade que talvez alguns não conheçam em Oscar Niemeyer, morto na noite de quarta-feira aos 104 anos. Segundo Menezes, Niemeyer foi fundamental para que a classe fosse reconhecida como uma entidade distinta e pudesse se separar dos Conselhos Regionais de Engenharia (Creas), o que aconteceu em 2010.

Menezes conta que Niemeyer foi um militante da causa e escreveu uma carta comovida a congressistas pedindo a independência
Menezes conta que Niemeyer foi um militante da causa e escreveu uma carta comovida a congressistas pedindo a independência
Foto: AFP

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

"Além da questão da genialidade, do seu traço que obrigou a uma adaptação e uma evolução quando introduziu o concreto armado, foi fundamental para a consolidação da profissão quando foi criado o conselho", disse. Menezes conta que Niemeyer foi um militante da causa e escreveu uma carta comovida a congressistas pedindo a independência.

Quando finalmente foi autorizada a criação do CAU, a data do aniversário do gênio, 15 de dezembro, foi escolhida tanto para a inauguração da sede como para data em que se comemora o dia do arquiteto no País. O criador de Brasília recebeu ainda a carteira número 001 Ao saber das homenagens, Niemeyer teria reagido com surpresa. "Mas o que foi que eu fiz, por que isso?", disse Menezes, reproduzindo a reação de Niemeyer.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade