PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Brasília ainda verá muitos projetos de Niemeyer, diz Queiroz

6 dez 2012 - 18h43
Compartilhar

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), garantiu que Brasília, maior e mais famosa obra de Oscar Niemeyer, ainda verá muito do gênio do arquiteto brasileiro, falecido na última quarta-feira, aos 104 anos. "Brasília ainda verá muitos projetos do nosso gênio", ressaltou o governador.

A Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado na capital do País
A Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado na capital do País
Foto: AP

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

"Brasília tem uma identidade muito forte com Niemeyer e inúmeras obras deixadas por ele. A melhor forma de homenageá-lo é preservar esse patrimônio e oferecer qualidade de vida à população de Brasília", afirmou Queiroz durante um pronunciamento na Residência Oficial de Águas Claras. "É um orgulho enorme para Brasília e seu povo ter recebido tantas obras do Niemeyer. Brasília é um museu a céu aberto, somos a cidade que mais recebeu contribuições deste gênio da arquitetura."

Entre os projetos prometidos pelo governador do DF estão a construção da ponte do Lago Norte e de uma praça no entorno da Torre de TV Digital, este o último projeto do arquiteto. Queiroz também informou que Brasília terá uma programação especial por ocasião do dia 15 de dezembro, dia em que Niemeyer completaria 105 anos.

Em concordância com a determinação da presidente Dilma Rousseff, Queiroz decretou luto oficial de sete dias em memória a Niemeyer.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade