PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Belo Horizonte decreta luto oficial de sete dias por Niemeyer

6 dez 2012 - 17h01
Compartilhar
Marcellus Madureira
Direto de Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, lamentou a morte do arquiteto Oscar Niemeyer e decretou sete dias de luto oficial na capital mineira. Para o governante, o mundo perdeu uma mente brilhante e uma personalidade criativa.

Cidade Administrativa de Minas Gerais, uma das obras por Niemeyer no Estado
Cidade Administrativa de Minas Gerais, uma das obras por Niemeyer no Estado
Foto: Gil Leonardi / Divulgação

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

"Não há outra definição para Oscar Niemeyer senão a de que ele é e sempre será um dos grandes gênios da humanidade. Dono de uma personalidade criativa e cativante, marcou a arquitetura brasileira do século XX, da qual é, certamente, o maior representante. Surpreendeu o mundo com as linhas curvas e ousadas dos seus projetos. Os belo-horizontinos sentem-se honrados com o fato de a nossa capital ter sido o berço do trabalho de Oscar Niemeyer, com o Conjunto Arquitetônico da Pampulha", lamentou o prefeito, em nota.

"Falar da perda desse grande brasileiro é muito triste, mas ele deixou, para nós, a alegria de contemplarmos as suas obras e o privilégio de constatarmos, em cada uma delas, a marca da sua genialidade", completou. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, ainda não há programação de homenagens ao arquiteto na capital.

Niemeyer fez vários trabalhos em Belo Horizonte, entre eles: a Igreja da Pampulha, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Teatro Municipal de BH, a residência de Juscelino Kubitschek e a Cidade Administrativa - sede do governo mineiro.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade