4 eventos ao vivo

Barbosa diz que Niemeyer ajudou a projetar Brasil no exterior

6 dez 2012
21h02
atualizado às 23h22

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, lamentou nesta quinta-feira, por meio de nota, a morte de Oscar Niemeyer. No documento, Barbosa ressaltou a genialidade do arquiteto, cujas obras ajudaram a "projetar o nome do Brasil no exterior".

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer
Conheça a trajetória do arquiteto

O ministro definiu Niemeyer como "um dos grandes expoentes da arquitetura moderna mundial", graças à "criação constante e revolucionária de novas formas de expressão arquitetônica".

"Homem de hábitos simples, notabilizou-se pela defesa dos ideários de liberdade e a busca incansável pela dignidade da gente brasileira", diz a nota.

Morre Oscar Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

O arquiteto completaria 105 anos no dia 15 de dezembro
O arquiteto completaria 105 anos no dia 15 de dezembro
Foto: AFP
Agência Brasil Agência Brasil
publicidade