PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Arquitetos que trabalharam na construção de Brasília dão adeus a Niemeyer

6 dez 2012 - 10h03
(atualizado às 12h22)
Compartilhar

Um mestre que depois virou amigo. Essa é a recordação de dois arquitetos, que participaram da construção de Brasília, sobre Oscar Niemeyer. Ítalo Campo Fiorito, 80 anos, disse que o projeto da nova capital federal foi sua primeira oportunidade de trabalho.

O arquiteto morreu aos 104 anos, no Rio de Janeiro
O arquiteto morreu aos 104 anos, no Rio de Janeiro
Foto: AFP

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

''Cheguei lá em 1958. Ninguém acreditava que aquilo fosse ficar pronto, mas ficou. Essa foi a minha melhor experiência profissional. Depois fomos ficando velhos e nos tornamos amigos. Ele (Niemeyer) queria justiça para o mundo e trabalhava de manhã até a noite¿, disse o arquiteto.

Ítalo conta que Niemeyer sempre buscava ajudar os mais próximos e que chegou a ser preso durante o regime militar, apenas por ser amigo de Niemeyer. Jaimi Zettel, 80 anos, que também trabalhou junto com Lúcio Costa e Niemeyer lembra que a experiência foi inspiradora. ''Niemeyer era um mestre'', resumiu.

Os dois amigos estiveram na manhã desta quinta-feira no Hospital Samaritano, onde o corpo de Niemeyer aguarda para seguir a Brasília. O velório ocorrerá no Palácio do Planalto.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade