PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Arquitetos britânicos: Niemeyer foi um homem extraordinário

6 dez 2012 - 11h09
(atualizado em 10/12/2012 às 17h46)
Compartilhar

A presidente do Real Instituto de Arquitetos Britânicos (Riba), Angela Brady, definiu Oscar Niemeyer como "um homem extraordinário" e disse que, para a categoria, o arquiteto "fará muita falta".

O arquiteto morreu aos 104 anos, no Rio de Janeiro
O arquiteto morreu aos 104 anos, no Rio de Janeiro
Foto: AFP

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

"Oscar foi um homem extraordinário e um arquiteto que deixa um legado impressionante", acrescentou a presidente do prestigiado instituto de arquitetos britânico. Brady lembrou "a beleza, a elegância, a coragem, a inovação e a função" que caracteriza a obra do arquiteto, que realizou seu "desejo" de construir no Reino Unido em 2003, quando se assinou o projeto do pavilhão da Serpentine Gallery, em Londres.

Segundo a presidente do Riba, Niemeyer foi uma das "últimas pontes" com os membros fundadores do modernismo arquitetônico. Ela deu como exemplo sua colaboração de 1936 a 1945 com Le Corbusier no desenho do Palácio Gustavo Capanema, então sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade