1 evento ao vivo

Oscar Niemeyer deixa UTI, mas segue sem previsão de alta

26 set 2009
13h44
atualizado às 13h57

O arquiteto Oscar Niemeyer, 101 anos, passa bem após uma cirurgia para retirada de pedras na vesícula. Na manhã deste sábado, ele deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, agora está em uma intermediária.

Arquiteto de 101 anos se recupera de cirurgia para retirar uma pedra da vesícula
Arquiteto de 101 anos se recupera de cirurgia para retirar uma pedra da vesícula
Foto: AFP

De acordo com informações do hospital, Niemeyer permanecerá em observação por mais alguns dias e, na próxima semana, deve passar por novos exames de rotina. Contudo, ainda não há previsão de alta.

O arquiteto foi internado na noite de quarta-feira com dores no abdômen. Uma ultrassonografia diagnosticou pedra na vesícula. Niemeyer foi internado na última quarta-feira. Em junho deste ano, Niemeyer já havia sido internado no Hospital Cardiotrauma, em Ipanema, com dores lombares, e foi submetido a uma série de exames, que não diagnosticaram nenhum problema.

O arquiteto completará 102 anos no dia 15 de dezembro. Ele é pioneiro na arquitetura moderna do Brasil, explorando o concreto armado. Entre os tantos projetos que o levaram à fama internacional estão o de Brasília; o do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o da sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos; e o do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Este ano, Niemeyer finaliza um projeto em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, que leva o seu nome. O Caminho Niemeyer é uma série de obras arquitetônicas que forma um corredor cultural na orla da cidade.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
publicidade