PUBLICIDADE

Oposição quer audiência na Câmara sobre ataques de hackers

25 jun 2011 - 12h58
(atualizado às 13h04)
Compartilhar

Conforme nota divulgada neste sábado, o deputado Sandro Alex (PPS-PR), integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, pretende convidar para uma reunião, na segunda-feira, especialistas e autoridades dos órgãos do governo que tiveram suas páginas na internet atacadas por hackers nesta semana. Entre os portais institucionais que apresentaram tais atividades estão os de Petrobras, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ministério da Cultura, Receita Federal e Senado Federal.

O objetivo do encontro é saber, em detalhes, "o que ocorreu e qual o grau de vulnerabilidade das informações mais confidenciais e aquelas que podem comprometer a segurança nacional", dizia a nota.

"Hoje eles derrubaram os sites destas instituições. Até onde (hackers) podem ir, além daqui? O nosso sistema aéreo está cem por cento protegido? Então, são estas as respostas que precisamos levar para o Congresso Nacional e discutir formas de melhorar nossas redes de informação", afirmou o deputado.

Alex pretende incluir ainda no requerimento de audiência especialistas da Polícia Federal e do Serpro (Serviço de Processamento de Dados, que é ligado ao Ministério da Fazenda).

Entenda o caso
Na quarta-feira (22), sites do governo brasileiro saíram do ar por causa de ataques assumidos pelo LulzSecBrazil, o braço brasileiro de um grupo internacional da hackers. Foram alvo os sites da Presidência da República, do governo federal, da Previdência, da Petrobras e da Receita Federal. Na quinta-feira (23), as páginas da Presidência da República, do Senado e do Ministério dos Esportes sofreram com a ação dos hackers. Eles utilizam o chamado DDoS (sigla em inglês para distributed denial-of-service, ataque distribuído de negação de serviço), que usa robôs (máquinas) em várias partes do mundo para sobrecarregar um sistema. O objetivo dessas ações não é invadir o sistema, mas sim tirar o site do ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade