Operação Saci: FAB faz lançamento de cão paraquedista

  • separator
  •  
  • comentários

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta sexta-feira o lançamento de um Rottweiler paraquedista a partir da zona de lançamento de Itaguaí (RJ). Esse tipo de ação, parte da Operação Saci, não era realizada há mais de 10 anos. Integrante do 36° Pelotão de Polícia do Exército, o cachorro, chamado de Adam, saltou acompanhado por militares do Exército.

Há mais de 10 anos não era realizada uma missão envolvendo lançamento de animais
Há mais de 10 anos não era realizada uma missão envolvendo lançamento de animais
Foto: FAB / Divulgação

O cão tem 8 anos e serve na Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército e embarcou na Base Aérea do Afonsos em um avião C-105 Amazonas do Esquadrão Arara. Empregado como cão de ataque, ele atua em missões de patrulha e esteve presente na operação de tomada do Complexo do Alemão, iniciada ano passado no Rio de Janeiro. Sua preparação para o salto de hoje começou no início do ano e demandou estudo e adaptações que garantissem sua segurança.

Segundo o tenente Daniel Totto Bianco, foi realizado um estudo com apoio do Centro de Instrução e do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (Dompsa), ambos da Brigada Paraquedista, para o salto ser realizado. "Utilizamos um equipamento de rapel, que foi desenvolvido pelo Dompsa e que hoje é usado até pela Polícia Militar. Em cima dele, começamos a trabalhar os pontos de pressão, ancoragem e de distribuição do peso do animal", disse.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade