PUBLICIDADE

Onze novos casos de gripe suína confirmados no DF, RS e PR

20 jun 2009 - 16h05
Compartilhar

Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul confirmaram hoje (20) 11 novos casos de influenza A (H1N1) - gripe suína. Só no DF foram sete pacientes com confirmação laboratorial da doença. No Paraná um caso foi confirmado na capital, Curitiba, e outro em Foz do Iguaçu. No Rio Grande do Sul duas amigas vindas de Buenos Aires também foram diagnosticadas com a doença e estão em isolamento domiciliar. Os outros passageiros do voo que as trouxe da Argentina já foram contactados e não apresentam sintomas.

A Argentina também foi a origem de cinco dos sete pacientes confirmados hoje (20) no Distrito Federal. A subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana, disse que todos passam bem e estão em isolamento domiciliar - inclusive uma criança. Segundo ela, o aumento significativo no número de casos - as últimas informações eram de três casos confirmados em Brasília - pode ter acontecido em função do feriado do último dia 11 de junho.

"Nós imaginamos que por causa do feriado dos dias 11 e 12 mais pessoas tenham viajado para países próximos, como Argentina e Chile, que têm tido altos níveis de infecção. Os novos pacientes infectados vieram um do Canadá, um dos Estados Unidos e cinco da Argentina", afirmou a subsecretária.

O Distrito Federal tem ainda 9 casos suspeitos de gripe suína. Segundo Disney, todos os pacientes confirmados passam por isolamento domiciliar de 7 dias - período equivalente ao tempo de possível contaminação. No caso dos pacientes com suspeita, eles também ficam em isolamento até que saiam os resultados dos exames.

"Felizmente nós já temos os termos de consentimento assinados por todos os pacientes confirmados, casos suspeitos e contatos próximos a essas pessoas para que eles fiquem em isolamento domiciliar", informou a subsecretária.

Em isolamento a pessoa fica em quarto separado dos demais familiares, sem sair de casa ou receber visitas. Todos os contatos com os moradores da mesma casa devem ser feitos com a pessoa usando máscara e os talheres, copos e pratos devem ser separados.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade