PUBLICIDADE

ONS: apagão interrompeu distribuição de 28,8 mil megawatts

11 nov 2009 - 14h21
(atualizado às 14h44)
Compartilhar

O Operador Nacional do Sistema (ONS) afirmou em nota que o apagão que atingiu 18 Estados entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira provocou a interrupção do equivalente a 28,8 mil megawatts. Segundo o ONS, às 22h14 de ontem ocorreu uma "perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou uma interrupção parcial do suprimento de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste".

Policiais vigiam o presídio de Araraquara, no interior de São Paulo, temendo a fuga de presos durante o apagão
Policiais vigiam o presídio de Araraquara, no interior de São Paulo, temendo a fuga de presos durante o apagão
Foto: Cláudio Dias / Especial para Terra

Durante a noite de ontem, a usina de Itaipu perdeu o contato e não conseguiu transmitir eletricidade para a rede distribuidora. Com capacidade para gerar 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. Para abastecer o Estado de São Paulo, por exemplo, são necessários cerca de 17 mil megawatts de potência.

Em nota, o ONS afirma ainda: "foi identificado o desligamento das três linhas de 750 kV e do elo de corrente contínua associados à usina de Itaipu Binacional, com o conseqüente desligamento (por ação dos sistemas de proteção) de suas unidades geradoras".

Ainda de acordo com o Operador Nacional do Sistema, foram tomadas providências para evitar que o apagão atingisse outras regiões do País e também para que a energia fosse retomada. O ONS diz também que o sistema já funciona normalmente.

Falta de Luz
Segundo o diretor de Itaipu, Jorge Samek, por volta das 22h30 de terça-feira, todas as 18 unidades geradoras da usina da usina começaram a "rodar no vazio", ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. O problema atingiu pelo menos 18 Estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte. Em alguns Estados, a situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário, duas das linhas vão do Paraná a Itaberá, no sul de São Paulo, e outra liga Itaberá a Tijuco Preto, também em São Paulo. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade