PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONG israelense: cartunista brasileiro é 3º "mais antissemita do mundo"

27 dez 2012 - 23h37
(atualizado em 28/12/2012 às 01h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O cartunista brasileiro Carlos Latuff, autor de ilustrações críticas a Israel pelo conflito com os palestinos, integra a lista das dez organizações ou pessoas mais antissemitas do mundo, publicada nesta quinta-feira pelo centro de defesa dos direitos humanos Simón Wiesenthal, uma ONG israelense.

Latuff aparece logo na terceira posição da lista, atrás apenas do líder Mohammed Badie, guia espiritual do partido islâmico egípcio Irmandade Muçulmana e que acusou os judeus de "disseminar a corrupção pelo mundo", e do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que propôs em várias ocasiões "riscar o Estado Hebreu do mapa".

Abaixo de Latuff, na quarta posição da lista negra, estão os torcedores do futebol europeu por seus cantos contra a equipe do Tottenham Hotspur, que tem sede no tradicional bairro judeu de Londres. "Em uma recente partida contra o West Ham United alguns cantaram 'Adolf Hilter vem aí e vai ter câmara de gás", imitando o ruído do gás fluindo.

A lista traz ainda o partido ucraniano de direita Liberdade (Svoboda); o partido grego nacional socialista Amanhecer Dourado e o partido de extrema direita húngaro Jobbik.

Fecham o "top ten" antissemita Jakob Augstein, editor da revista alemã Der Freitag e colaborador da Spiegel, e o americano muçulmano Louis Farrakhan.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade