PUBLICIDADE

OMS vai deixar de registrar casos individuais de gripe suína no mundo

17 jul 2009 - 09h47
Compartilhar

AOrganização Mundial da Saúde (OMS) vai deixar deregistrar casos individuais de infecção pela influenzaA (H1N1) gripe suína mas vai continuar a acompanhar aevolução da pandemia.

Em nota, a OMS informa que o vírus tem se disseminado com uma velocidade "sem precedentes". "Nasúltimas pandemias, o vírus da influenza precisou demais de seis meses para se espalhar pelo mundo, enquanto o H1N1 sepropagou em menos de seis semanas", afirma o comunicado.

Deacordo com a OMS, o aumento no número de casos em diversospaíses por transmissão sustentada quando ovírus circula e deixa de ser transmitido pessoa a pessoa torna"extremamente difícil, se não impossível"que governos confirmem o diagnóstico por meio de laboratório.Essa era a exigência para que os números constassem dosboletins emitidos pela organização.

"Acontagem de casos individuais não é mais necessáriaem tais países para o monitoramento do risco oferecido pelapandemia, nem mesmo para a implementação das medidasconsideradas mais apropriadas", destaca a nota.

Oúltimo balanço divulgado pela OMS, datado de 6 dejulho, registrava 94.512 casos e 429 mortes por gripe suína nomundo.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade