PUBLICIDADE

Observatório Sísmico da UnB registra tremor na serra gaúcha

4 ago 2014 - 20h48
(atualizado em 5/8/2014 às 10h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Gramado, na serra gaúcha, sofreu uma sequência de quatro tremores de terra na noite de domingo, segundo o Observatório Sísmico da Universidade de Brasília (Obsis-UnB).  De acordo com o professor George Sande França, que coordena o observatório, essa foi a primeira vez que o fenômeno foi registrado na cidade do Rio Grande do Sul.

Em relatório divulgado na tarde desta segunda-feira, o Obsis informa que o primeiro abalo foi registrado às 22h46 (hora local) com magnitude de 2.6, seguido por abalos com magnitude inferior a 2. “São tremores muito pequenos, que não causam danos à população”, diz França.

O Corpo de Bombeiros de Gramado informou que recebeu mais de 30 ligações, entre as 23h e as 2h, com relatos sobre o ocorrido. Segundo o soldado Fabiano Moura, a guarnição deslocou equipes principalmente para os bairros de Piratini e Floresta, mas não detectou a existência de abalos estruturais. “Praticamente todo mundo que viu ficou assustado, mas não houve estragos”, disse Moura.

Os tremores foram registrados pela estação de monitoramento instalada em Canela-RS, cidade distante 9 quilômetros de Gramado, que pertence ao Obervatório Sísmico da UnB. O observatório resgistrou este ano, além dos quatro tremores na cidade gaúcha, seis pequenos terremotos em Montes Claros (MG), um em São José da Lapa (MG) e um em Mutunópolis (GO).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade