PUBLICIDADE

Casal Obama fica curioso sobre o quadro 'Abaporu'

19 mar 2011 - 11h35
(atualizado às 12h51)
Compartilhar
Elaine Lina
Direto de Brasília

O casal Barack e Michelle Obama fez foto com a presidente Dilma Rousseff ao lado do 'Abaporu', quadro de Tarsila do Amaral, em exposição no interior do Palácio do Planalto. O presidente americano perguntou a Dilma o que a pintura representa para os brasileiros. O homem mais importante do mundo ouviu da presidente um breve relato sobre a Semana de Arte Moderna.

Dilma recebe Barack Obama no Palácio do Planalto:

Antes de conhecer as obras de arte em exposição na sede da Presidência da República, Obama quis chegar perto das crianças de uma escola pública de Brasília, que foram até o local para vê-lo. Cercado por elas, ele abraçou e apertou a mão de algumas.

'Abaporu'

O quadro 'Abaporu' é uma das obras mais importantes de Tarsila do Amaral e foi trazido ao Brasil especialmente para a mostra de artistas femininas brasileiras. A obra foi emprestada pelo Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.

A exposição 'Mulheres artistas e brasileiras - produção do século 20' será aberta ao público no próximo dia 23. O presidente dos Estados Unidos e sua mulher foram os primeiros a visitá-la.

'Abaporu' se transformou em símbolo do movimento antropofágico, que reuniu os principais artistas modernistas brasileiros. Sua principal proposta era absorver a cultura europeia e transformá-la em algo novo, com características locais.

Visita

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Brasil às 7h31 deste sábado. Ele partiu na sexta-feira da Base Aérea Andrews, na região de Washington e aterrissou na Base Aérea de Brasília para uma visita de dois dias ao País. Acompanham o presidente, em sua primeira visita oficial ao País, a primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia, 10 anos, e Sasha, 7 anos. Eles foram recebidos por diplomatas americanos e por representantes do governo brasileiro.

A primeira atividade de Obama em Brasília foi a reunião com a presidente Dilma Rousseff, que o recebeu com honras de Estado às 10h30 no Palácio do Planalto, com 30 minutos de atraso.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade