PUBLICIDADE

Política

Barack Obama é recebido por Dilma no Palácio do Planalto

19 mar 2011 - 10h28
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou às 10h27 deste sábado ao Palácio do Planalto, em Brasília, para encontrar a presidente Dilma Rousseff. A primeira-dama Michelle Obama também estava no local. Acompanhado dos representantes do cerimonial brasileiro, Obama subiu a rampa do Palácio do Planalto, honraria reservada a chefes de Estado. Michelle entrou por outro acesso. Ao lado de Dilma e do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, eles ouviram o hino dos Estados Unidos, seguido do hino brasileiro. Obama chegou à praça dos Três Poderes com 27 minutos de atraso.

Ele terá uma rodada de reuniões com a presidente Dilma. Ao longo do dia, participará de encontros com empresários brasileiros e americanos em duas ocasiões, no Fórum de CEOs, com dez executivos de cada país, e na Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos.

Obama desembarcou na base aérea de Brasília por volta das 7h30 para sua primeira visita de Estado ao País, acompanhado da mulher e das filhas Malia e Sasha.

Com uma comitiva de cerca de mil pessoas, Obama terá um forte esquema de segurança, com restrição no espaço aéreo de Brasília e ruas interditadas ou paralisadas provisoriamente para a passagem de sua delegação. A Esplanada dos Ministérios, que reúne os principais edifícios do governo federal, foi fechada para veículos, nos dois sentidos, desde as 8h. Responsável pela coordenação da segurança de Obama em Brasília, o Comando Militar do Planalto (CMP) vai envolver cerca de 3,5 mil militares, uma frota de 352 veículos, 72 motos e seis helicópteros, além de atiradores de elite.

Ainda que a visita do presidente dos Estados Unidos a Brasília dure menos de um dia, a equipe de segurança reservou as duas suítes presidenciais do hotel Golden Tulip, às margens do lago Paranoá, para Obama e sua família. O restante da delegação ficará acomodado em um hotel cinco estrelas no centro da cidade.

Em reuniões privadas e ampliadas com a presidente Dilma Rousseff, o mandatário americano deverá discutir, entre outros pontos, a importância de futuros investimentos dos Estados Unidos no petróleo encontrado na camada do pré-sal, a intensificação do comércio e de parcerias e a abertura de vagas nas universidades americanas.

Entre outras autoridades, a delegação presidencial americana será integrada pelo conselheiro de Segurança Nacional, Thomas Donilon, pelo secretário do Tesouro, Timothy Geithner, pela secretária de Meio Ambiente, Lisa Jackson, pelo secretário de Comércio, Gary Locke, pelo representante de Comércio Exterior, Ron Kirk, pelo chefe de Gabinete da Casa Branca, William Dalley, pelo vice-Diretor do Conselho de Segurança Econômica, Michael Froman, e pelo presidente do Eximbank, Fred Hochberg.

Pelo lado brasileiro estarão presentes os ministros de Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, da Fazenda, Guido Mantega, da Casa Civil, Antonio Palocci, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.De acordo com o Itamaraty, os Estados Unidos são o maior investidor estrangeiro no Brasil e o segundo maior parceiro comercial do País, com fluxo de mais de US$ 46 bilhões em 2010. O mercado brasileiro é o 8º destino das exportações americanas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade