PUBLICIDADE

Ásia

Novo tremor trouxe pânico de volta, diz brasileiro no Nepal

Segundo missionário Silvio Aparecido da Silva, tremor foi menos intenso, mas causou pânico

12 mai 2015 - 09h41
(atualizado às 11h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Sílvio Aparecido da Silva (de camisa quadriculada) caminha entre escombros do primeiro terremoto
Sílvio Aparecido da Silva (de camisa quadriculada) caminha entre escombros do primeiro terremoto
Foto: Sílvio da Silva / Arquivo Pessoal

O terremoto que ocorreu nesta terça-feira no Nepal - o segundo de grande magnitude em três semanas - trouxe de volta o pânico à população e minou a confiança de que o pior já havia passado, de acordo com o missionário brasileiro Silvio Aparecido da Silva, que vive há 15 anos no país.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Silvio afirmou que o tremor, de magnitude 7,3, foi mais fraco e durou menos tempo que o do mês passado, que matou mais de 8 mil e feriu quase 18 mil pessoas. De acordo com as primeiras informações das autoridades nepalesas, 16 pessoas morreram e 846 ficaram feridas nesta terça-feira.

Mesmo assim, segundo ele, as pessoas ficaram desesperadas e uma vizinha passou mal. "Achei que ela estivesse tendo um ataque cardíaco, mas era pânico".

O missionário estava em casa no momento do tremor e conta que, desta vez, foi possível correr para a rua sem cair no chão.

"Mas estávamos em casa fazendo uma reunião exatamente sobre os próximos passos, sobre como superar e ir em frente. E agora isso será mais difícil."

Silvio, que trabalha no projeto "Meninas dos Olhos de Deus", que resgata meninas do tráfico humano, disse que o terremoto abalou a confiança das crianças de que o pior havia passado.

"O terremoto foi forte, mas foi mais forte na alma das meninas", afirma.

Barracas

Ele conta que as crianças e funcionários do projeto voltaram a se abrigar em uma quadra esportiva como medida de precaução.

Segundo ele, os moradores de Katmandu também voltaram a armar suas barracas na rua, como haviam feito no primeiro terremoto. Além disso, ele ouviu relatos de que algumas casas, cujas estruturas já haviam sido abaladas com o primeiro tremor, desabaram.

Com medo de tremor, crianças de projeto social voltaram a se abrigar em quadra no Nepal
Com medo de tremor, crianças de projeto social voltaram a se abrigar em quadra no Nepal
Foto: Silvio da Silva / Arquivo pessoal

O trauma também ficou evidente em uma réplica do tremor que ocorreu cerca de 40 minutos após o terremoto desta terça-feira.

"A intensidade foi muito menor, eu nem senti, mas as pessoas gritavam desesperadas", conta.

"Há um pânico instalado. A população estava voltando ao normal, mas agora estão entrando em desespero."

O projeto liderado por Sílvio é ligado à ONG Missão Cristã Mundial e abriga 150 meninas. Outros 17 brasileiros trabalham como voluntários - alguns, no entanto, voltaram para o Brasil após o terremoto do mês passado.

Nepal promete reconstruir edifícios em até dois anos:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade