inclusão de arquivo javascript

 
 

Quadro de Monet teria sido danificado por bandidos

02 de março de 2006 05h11 atualizado às 06h40

O quadro "Marinha", de Claude Monet, roubado do Museu da Chácara do Céu na sexta-feira passada, no Rio de Janeiro, pode ter sido danificado durante a ação dos quatro assaltantes que levaram a obra e mais três pinturas de Pablo Picasso, Henri Matisse e Salvador Dalí.

O quadro de Monet, segundo seguranças do museu ouvidos pelo jornal O Globo, caiu ao menos duas vezes no chão durante a ação dos bandidos. De acordo com o relato, um dos criminosos usou uma faca do próprio acervo do museu para cortar a corda de náilon que prendia a obra à parede e, quando tentava, soltá-la, perdeu o equilíbrio e a derrubou.

Depoimento anterior de outro segurança à polícia indica que o quadro "A dança", de Picasso, foi perfurado quando ele tentava arrancá-lo das mãos de um dos assaltantes.

Além dos dois quadros citados, o grupo roubou "O Jardim de Luxemburgo", de Henri Matisse, e "Os dois balcões", de Salvador Dalí, além de um livro de gravuras de Picasso com poemas de Pablo Neruda. Hoje, a Polícia Federal deverá fazer, no museu, a reconstituição do crime. Até agora, nenhum suspeito foi detido.

Redação Terra