inclusão de arquivo javascript

 
 

Forte chuva mata pelo menos 21 em Minas Gerais

16 de janeiro de 2003 09h27 atualizado às 19h25

Chuva provocou deslizamentos e mortes em Minas. Foto: Hoje em Dia

Chuva provocou deslizamentos e mortes em Minas
Foto: Hoje em Dia

A tempestade que atingiu Belo Horizonte e Região Metropolitana nesta madrugada provocou pelo menos 21 mortes e deixou 70 feridos. Duas mil casas teriam sido atingidas em todo o Estado. Cerca de 30 correm o riso de ruir.

Mais de 2,5 mil homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil estão tentando atender todos os chamados desde o início da manhã. Aproximadamente 2,8 mil pessoas estão desabrigadas.

No Morro das Pedras, um deslizamento soterrou 9 pessoas, todos irmãos (sendo 8 crianças). O corpo de um garoto foi resgatado. No entanto, o risco de novos desabamentos fez com que equipes de resgate suspendessem os trabalhos temporariamente. Um menino de 10 anos, dado como morto hoje pela manhã, após um desabamento no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, foi resgatado no final da tarde. Felipe ficou soterrado por 15 horas. Durante a tentativa de resgate, os bombeiros mantiveram o menino vivo com a ajuda de um balão de oxigênio. Ele quase foi salvo no início da tarde, mas um novo deslizamento de terra deixou o garoto preso pelas pernas sob os escombros.

Já na Favela do Cafezal, três corpos foram retirados de barracões atingidos por queda de barreiras. As outras mortes foram registradas em outras localidades da Região Metropolitana.

O governador Aécio Neves recebe hoje o presidente em exercício, José Alencar, e os ministros das Cidades, Olívio Dutra, e da Integração Nacional, Ciro Gomes, no Palácio da Liberdade. Eles vão decidir ações conjuntas e o levantamento de recursos para atender as regiões afetadas.

A Defesa Civil e os bombeiros isolaram áreas de risco onde aconteceram os desabamentos e mortes. Os locais mais atingidos são Morro das Pedras, Vila São José, no Bairro Industrial, a Favela do Cafezal e o Taquaril. A prefeitura de Betim informou que a queda de barreiras na rodovia BH/São Paulo está provocando congestionamentos. Entre as localidades do Declive e PTB a situação está mais complicada.

Toda região central e principais avenidas e corredores de transporte de Belo Horizonte ficaram congestinadas pela manhã devido à queda de árvores, de barreiras e a acidentes de trânsito. A situação mais grave foi na região do shopping no trevo de Nova Lima. Na Avenida Nossa Senhora do Carmo, os pontos de ônibus ficaram lotados e o transporte não chegava. Muitos decidiram ir a pé para região da Savassi e para o centro da capital.

A Copasa informou que a distribuição de água está prejudicada em diversos pontos de Belo Horizonte. Não há previsão de restabelecimento do serviço.

O Rio Caratinga saiu do seu leito e inundou a cidade de mesmo nome, deixando debaixo dágua ruas, lojas, comércio em geral e detruindo casas, comunicações telefônicas e estradas. Maior parte da cidade está debaixo de água. Foi decretada calamidade pública pela prefeitura. Por rádio, moradores e autoridades estão pedindo ajuda de fora. Não há iformação sobre vítimas. A polícia predeu 40 pessoas que estava saqueando lojas e supermercados.

Quem vai de Belo Horizonte para Vitória, no Espírito Santo, encontra dificuldades devido à queda de barreiras e à interdição de um devio que era usado desde ontem, quando as duas pistas perto de São Domingos de Prata foram destruídas.

De acordo com o jornal Hoje em Dia, um temporal arrasou a Vila David Sarnoff, em Contagem, na Região Metropolitana, na noite da última terça-feira. A cheia do córrego destruiu três casas e alagou os outros 24 barracões da vila. Vinte e cinco pessoas ficaram desabrigadas. Ninguém morreu na região. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Contagem, Carlos Roberto da Silva, a tempestade causou o pior problema no município desde que começou o período chuvoso, em outubro do ano passado.

Também em Contagem, na Vila São Paulo, só não houve mortes porque a Defesa Civil alertou os moradores. Ontem a fúria das águas do Ribeirão Arrudas, que corta a favela, colocou em risco a comunidade. Duas casas tiveram desabamentos parciais.

Além da Região Metropolitana, a chuva castigou municípios do interior mineiro. A situação mais crítica, de acordo com a Defesa Civil Estadual (Cedec), foi em Carangola, na Zona da Mata, onde seis horas de chuvas ininterruptas deixaram a população em alerta. Na madrugada da última terça-feira, o nível do Rio Carangola voltou a subir e inundou casas na parte baixa da cidade. Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Carangola, aproximadamente 100 pessoas estavam desalojadas.

Redação Terra
  1. O menino Felipe, que chegou a ser resgatado com vida dos escombros, é enterrado com seus cinco irmãos Cemitério da Saudade, na zona leste da capital mineira.  Foto: Hoje em Dia

    O menino Felipe, que chegou a ser resgatado com vida dos escombros, é enterrado com seus cinco irmãos Cemitério da Saudade, na zona leste da capital mineira.

    Foto: Hoje em Dia

  2. Familiares e amigos participaram do enterro da família Laurêncio dos Santos. Felipe, de dez anos, estava entre as vítimas.  Foto: Hoje em Dia

    Familiares e amigos participaram do enterro da família Laurêncio dos Santos. Felipe, de dez anos, estava entre as vítimas.

    Foto: Hoje em Dia

  3. Mais um morro desaba carregando casas e espalhando lama.  Foto: Hoje em Dia

    Mais um morro desaba carregando casas e espalhando lama.

    Foto: Hoje em Dia

  4. Deslizamentos ameaçam constantemente o trabalho dos bombeiros.  Foto: Hoje em Dia

    Deslizamentos ameaçam constantemente o trabalho dos bombeiros.

    Foto: Hoje em Dia

  5. Os desabamentos em Minas mataram até hoje 33 pessoas.  Foto: Hoje em Dia

    Os desabamentos em Minas mataram até hoje 33 pessoas.

    Foto: Hoje em Dia

  6. Várias ruas ficaram bloqueadas pela água.  Foto: Hoje em Dia

    Várias ruas ficaram bloqueadas pela água.

    Foto: Hoje em Dia

  7. Os bombeiros de Minas aguardam o resgate de mais um corpo encontrado soterrado.  Foto: Hoje em Dia

    Os bombeiros de Minas aguardam o resgate de mais um corpo encontrado soterrado.

    Foto: Hoje em Dia

  8. Vários estabelecimentos ficaram totalmente alagados.  Foto: Hoje em Dia

    Vários estabelecimentos ficaram totalmente alagados.

    Foto: Hoje em Dia

  9. Menino que perdeu os irmãos soterrados fala com os jornalistas.  Foto: Hoje em Dia

    Menino que perdeu os irmãos soterrados fala com os jornalistas.

    Foto: Hoje em Dia

  10. Moradora da periferia de Belo Horizonte se desespera com os desabamentos e mortes.  Foto: Hoje em Dia

    Moradora da periferia de Belo Horizonte se desespera com os desabamentos e mortes.

    Foto: Hoje em Dia

  11. O Museu de Arte da Pampulha também foi afetado pela chuva.  Foto: Hoje em Dia

    O Museu de Arte da Pampulha também foi afetado pela chuva.

    Foto: Hoje em Dia

  12. O conjunto arquitetônico da Pampulha também teve seus edifícios alagados pelas fortes chuvas que castigam Minas Gerais.  Foto: Hoje em Dia

    O conjunto arquitetônico da Pampulha também teve seus edifícios alagados pelas fortes chuvas que castigam Minas Gerais.

    Foto: Hoje em Dia

  13. O governador de Minas Gerais Aécio Neves passou o dia acompanhando as conseqüencias da forte chuva que castiga o Estado.   Foto: Hoje em Dia

    O governador de Minas Gerais Aécio Neves passou o dia acompanhando as conseqüencias da forte chuva que castiga o Estado.

    Foto: Hoje em Dia

  14. O estádio do Vila Nova, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, virou uma verdadeira piscina após as chuvas que castigam Minas Gerais.  Foto: Hoje em Dia

    O estádio do Vila Nova, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, virou uma verdadeira piscina após as chuvas que castigam Minas Gerais.

    Foto: Hoje em Dia

  15. A chuva que atinge Minas Gerais provoca cheias nos rios, que alagam as vias públicas.  Foto: Hoje em Dia

    A chuva que atinge Minas Gerais provoca cheias nos rios, que alagam as vias públicas.

    Foto: Hoje em Dia

  16. Cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte sofrem com os temporais, que provocam alagamentos, destruição e mortes.  Foto: Hoje em Dia

    Cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte sofrem com os temporais, que provocam alagamentos, destruição e mortes.

    Foto: Hoje em Dia

  17. Moradores das cidades próximas a Belo Horizonte, em Minas Gerais, não conseguem passar pelos alagamentos provocados pelas chuvas.  Foto: Hoje em Dia

    Moradores das cidades próximas a Belo Horizonte, em Minas Gerais, não conseguem passar pelos alagamentos provocados pelas chuvas.

    Foto: Hoje em Dia

  18. Muita água toma conta das ruas de Belo Horizonte, em Minas Gerais. As chuvas provocaram diversos desmoronamentos de casas e deslizamentos de terras em encostas.  Foto: Hoje em Dia

    Muita água toma conta das ruas de Belo Horizonte, em Minas Gerais. As chuvas provocaram diversos desmoronamentos de casas e deslizamentos de terras em encostas.

    Foto: Hoje em Dia

  19. Rios transbordaram em Minas Gerais, tomando conta das ruas de diversas cidades.  Foto: Hoje em Dia

    Rios transbordaram em Minas Gerais, tomando conta das ruas de diversas cidades.

    Foto: Hoje em Dia

  20. A forte chuva que atingiu Belo Horizonte e Região Metropolitana nesta madrugada provocou pelo menos 15 mortes e deixou mais de 60 feridos. Duas mil casas teriam sido atingidas em todo o Estado.  Foto: Hoje em Dia

    A forte chuva que atingiu Belo Horizonte e Região Metropolitana nesta madrugada provocou pelo menos 15 mortes e deixou mais de 60 feridos. Duas mil casas teriam sido atingidas em todo o Estado.

    Foto: Hoje em Dia

  21. O governador Aécio Neves, o vice-presidente, José Alencar, e os ministros das Cidades, Olívio Dutra, e da Integração Nacional, Ciro Gomes, vão decidir quais ações serão tomadas para atender as regiões afetadas.  Foto: Hoje em Dia

    O governador Aécio Neves, o vice-presidente, José Alencar, e os ministros das Cidades, Olívio Dutra, e da Integração Nacional, Ciro Gomes, vão decidir quais ações serão tomadas para atender as regiões afetadas.

    Foto: Hoje em Dia

  22. O Morro das Pedras, na zona sul da cidade, foi um dos mais atingidos. No local, um deslizamento soterrou 9 crianças, todos irmãos. As equipes de resgate trabalham atentas para o risco de novos desabamentos.  Foto: Hoje em Dia

    O Morro das Pedras, na zona sul da cidade, foi um dos mais atingidos. No local, um deslizamento soterrou 9 crianças, todos irmãos. As equipes de resgate trabalham atentas para o risco de novos desabamentos.

    Foto: Hoje em Dia

  23. A Favela do Cafezal foi outra área gravemente atingida pelas chuvas desta madrugada.  Foto: Hoje em Dia

    A Favela do Cafezal foi outra área gravemente atingida pelas chuvas desta madrugada.

    Foto: Hoje em Dia

  24. A Defesa Civil e os bombeiros isolaram áreas de risco onde aconteceram desabamentos e mortes. Outros locais atingidos pelo temporal foram a Vila São José, no Bairro Industrial, e o Taquaril.  Foto: Hoje em Dia

    A Defesa Civil e os bombeiros isolaram áreas de risco onde aconteceram desabamentos e mortes. Outros locais atingidos pelo temporal foram a Vila São José, no Bairro Industrial, e o Taquaril.

    Foto: Hoje em Dia

  25. A chuva causou estragos e mortes na capital mineira, mas o interior do Estado foi gravemente atingido durante a semana. Um temporal arrasou a Vila David Sarnoff, em Contagem, na noite da última terça-feira.  Foto: Hoje em Dia

    A chuva causou estragos e mortes na capital mineira, mas o interior do Estado foi gravemente atingido durante a semana. Um temporal arrasou a Vila David Sarnoff, em Contagem, na noite da última terça-feira.

    Foto: Hoje em Dia

  26. Bombeiros buscaram corpos das várias vítimas soterradas na vila São José, no bairro Industrial  Foto: Hoje em Dia

    Bombeiros buscaram corpos das várias vítimas soterradas na vila São José, no bairro Industrial

    Foto: Hoje em Dia

  27. O vice-presidente José Alencar participa de reunião com o governador Aécio Neves sobre os estragos causados pelas chuvas  Foto: Hoje em Dia

    O vice-presidente José Alencar participa de reunião com o governador Aécio Neves sobre os estragos causados pelas chuvas

    Foto: Hoje em Dia

  28. Mulher chora de desespero sem saber notícias dos familiares soterrados  Foto: Hoje em Dia

    Mulher chora de desespero sem saber notícias dos familiares soterrados

    Foto: Hoje em Dia

  29. Dezenas de pessoas trabalharam no resgate dos soterrados no bairro Industrial  Foto: Hoje em Dia

    Dezenas de pessoas trabalharam no resgate dos soterrados no bairro Industrial

    Foto: Hoje em Dia

  30. A Praça Nordestino Sales, no Bairro Flávio Marques Lisboa, ficou debaixo de água  Foto: Hoje em Dia

    A Praça Nordestino Sales, no Bairro Flávio Marques Lisboa, ficou debaixo de água

    Foto: Hoje em Dia

  31. Até o quartel da Polícia Militar foi alatago pela chuva na Vila Cafezal  Foto: Hoje em Dia

    Até o quartel da Polícia Militar foi alatago pela chuva na Vila Cafezal

    Foto: Hoje em Dia

  32. As chuvas intensas causaram estrago em várias cidades da Grande Belo Horizonte, como Sabará  Foto: Hoje em Dia

    As chuvas intensas causaram estrago em várias cidades da Grande Belo Horizonte, como Sabará

    Foto: Hoje em Dia

  33. O Rio Doce inundou bairros ribeirinhos.  Foto: Hoje em Dia

    O Rio Doce inundou bairros ribeirinhos.

    Foto: Hoje em Dia

  34. Erenilde Alves deixou que os filhos fossem levados para abrigos e permaneceu em casa.  Foto: Hoje em Dia

    Erenilde Alves deixou que os filhos fossem levados para abrigos e permaneceu em casa.

    Foto: Hoje em Dia

/brasil/foto/0,,00.html