PUBLICIDADE

Cidades

RS: após causar estragos no interior, temporal atinge Porto Alegre

11 dez 2012 - 03h36
(atualizado às 03h43)
Compartilhar

Um forte temporal associado a uma frente fria, com ventos de quase 100 km/h, atingiu Porto Alegre na madrugada desta terça-feira e assustou os gaúchos. A chuva chegou à capital do Rio Grande do Sul por volta das 2h30 e a força do vento derrubou árvores e destelhou casas.

Chovia forte, com muitas descargas elétricas, na região do aeroporto Salgado Filho. Os ventos na área atingiam 77 km/h, de acordo com a Climatempo. O temporal veio do Uruguai, onde causou pelo menos uma morte na segunda-feira, e provocou queda de energia elétrica e danificou casas em várias cidades do interior do sul do Estado gaúcho. Segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), foram registrados ventos de até 119 km/h em Quaraí.

Quem já estava dormindo acordou com os trovões e o barulho do vento. "Nunca tinha visto um negócio desses. Um baita pedaço do telhado do prédio ao lado simplesmente voou pelo pátio", relatou um morador do bairro Teresópolis, em Porto Alegre. Moradores informaram, pelo Twitter, problemas em transformadores de energia elétrica em vários pontos da capital gaúcha.

O vendaval precedeu a chuva e assustou os gaúchos. O tempo só foi melhorar por volta das 3h, quando a chuva diminuiu, mas muitos bairros na capital e em cidades da região metropolitana ainda registravam falta de energia elétrica.

Poucos minutos antes, em Dom Pedrito, perto da fronteira com o Uruguai, os bombeiros atenderam ocorrências de casas destelhadas no bairro São Gregório. Em Bagé, árvores caíram no centro da cidade. Não há relatos de vítimas.

As condições atmosféricas observadas sobre o Rio Grande do Sul no início da noite desta segunda-feira já apontavam preocupação. Por volta das 18 horas, as temperaturas por todo o Estado estavam extremamente altas e a pressão do ar estava abaixo de 1000 hPa - estas condições são em geral associadas a tempo severo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade