PUBLICIDADE

Cidades

vc repórter: "petrificado", grupo critica excesso de trabalho em SP

6 dez 2012 - 10h12
Compartilhar

Um grupo de artistas chamou a atenção ao caminhar pela região central de São Paulo na tarde de quarta-feira. Cerca de 30 homens e mulheres, vestidos como executivos - usando roupas cobertas por argila - e com os olhos vendados, participaram da ação com o intuito de fazer uma reflexão sobre o aprisionamento e a petrificação da vida em razão do excesso de trabalho.

A performance partiu do parque Trianon, na avenida Paulista, por volta das 12h, e seguiu pela rua Augusta, passou pelo Viaduto do Chá, até chegar à Bolsa de Valores. Gravatas, maletas, bolsas, celulares e documentos compunham a caracterização dos artistas.

Intitulada Cegos, a iniciativa faz uma "crítica à condição massacrante característica de todo tipo de trabalho corporativo", segundo os organizadores. O nome é inspirado no quadro A Parábola dos Cegos, de Pieter Bruegel, no qual cegos aparecem conduzindo cegos.

Esta é a segunda vez que a passeata toma as ruas da capital: a primeira ocorreu no dia 17 de outubro. Na sexta-feira, 7, está prevista uma nova performance dos petrificados nas ruas do Rio de Janeiro.

A ação foi organizada pelo grupo Desvio Coletivo que atua em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e com o Laboratório de Performance e Pedagogia do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A internauta Jessica Santos, de Jandira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Grupo caminhou pelas ruas da região central de São Paulo
Grupo caminhou pelas ruas da região central de São Paulo
Foto: Jessica Santos / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade