PUBLICIDADE

Polícia

Secretaria anuncia novos chefes das polícias de São Paulo

26 nov 2012 - 09h20
(atualizado às 09h35)
Compartilhar

Foram divulgados nesta segunda-feira os nomes dos novos comandantes das polícias Civil e Militar de São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o Comando Geral da Polícia Militar será assumido pelo coronel Benedito Roberto Meira, atual chefe da Casa Militar do Governo do Estado. Já a Polícia Civil será comandada pelo delegado classe especial Luiz Maurício Souza Blazeck, que assumirá o cargo de delegado geral. A Superintendência de Polícia Técnico-Científica continua a cargo do perito criminal Celso Perioli. Os nomes serão publicados na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Cruzes também adornaram as bandeiras de São Paulo e do Brasil carregadas por alguns manifestantes
Cruzes também adornaram as bandeiras de São Paulo e do Brasil carregadas por alguns manifestantes
Foto: J. Duran Machfee / Futura Press

Homicídios, estupros e roubos crescem em SP em 2012

Veja o mapa dos assassinatos em SP

Aos 50 anos, 31 dos quais dedicados à PM, o coronel Benedito Roberto Meira tem formação superior em Ciências Jurídicas e, na Polícia Militar, frequentou inúmeros cursos, como os de Formação de Oficiais, Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Polícia. Durante a carreira, trabalhou em diversas unidades da Polícia Militar, como coordenador operacional do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária e comandante do 4º Batalhão de Policiamento do Interior. Na Capital, foi comandante do Policiamento de Área Metropolitano Quatro, na zona leste.

Em 6 de abril de 2012, a convite do governador Geraldo Alckmin, assumiu o atual cargo de secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil.

Polícia Civil

O novo comandante da Polícia Civil de São Paulo se formou em Direito e possui pós-graduação em Gestão de Segurança Pública. Com 49 anos de idade e 26 de Polícia Civil, o sorocabano Maurício Souza Blazeck começou a carreira como delegado de Polícia em Guarujá, onde ficou até 1995, chegando ao posto de delegado-titular.

De 2002 a 2005, assumiu a Delegacia Seccional de Sorocaba. Atuou, de 2007 a 2008, em várias funções no Decap, onde virou divisionário dos setores de Assistência Policial e Administração. Em 2009, foi delegado divisionário no Departamento Estadual de Investigação Criminal (DEIC) e assistente no Departamento de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP). No mesmo ano, foi diretor do Departamento de Administração da Polícia Civil (DAP) e, desde 2011, atuava como delegado divisionário na Academia de Polícia Civil.

A troca do comando das polícias em São Paulo acontece menos de uma semana após o anuncio do nome de Fernando Grella Vieira para a Secretaria de Segurança Pública. Ele tomou posse na última quinta-feira, no lugar de Antonio Ferreira Pinto. O governo de São Paulo decidiu substituir a cúpula de suas forças de segurança no momento em que a atual onda de violência deixou mais de 570 mortos em outubro no Estado - um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Onda de violência

Desde o início do ano, ao menos 94 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 19 eram aposentados e três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital foram registrados 1.135 casos de homicídios dolosos entre janeiro e outubro, mais do que todo o ano de 2011. O mês de outubro foi o mais violento dos dois últimos anos na cidade, com 176 mortos. Em todo o Estado, foram 4.007 casos registrados desde janeiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade