PUBLICIDADE

Ásia

Lula recebe prêmio Indira Gandhi do presidente indiano Mukherjee

22 nov 2012 - 07h29
(atualizado às 08h33)
Compartilhar

O presidente indiano, Pranab Mukherjee, entregou nesta quinta-feira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o prêmio Indira Gandhi Pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010. O ato foi celebrado no palácio presidencial de Nova Délhi (Rashtrapati Bhavan), onde Mukherjee ressaltou que Lula merece o prêmio por sua defesa desses três princípios, que "foram os mesmos que defenderam Indira Gandhi e Mahatma Gandhi".

"O mundo precisa de uma liderança que não faça políticas em favor do mercado, mas do povo", disse Lula
"O mundo precisa de uma liderança que não faça políticas em favor do mercado, mas do povo", disse Lula
Foto: Instituto Lula / Divulgação

Segundo o site do Instituto Lula, "a cerimônia de entrega estava prevista para acontecer em 22 de novembro de 2011, mas o ex-presidente cancelou a viagem (...) para tratar do câncer que havia recém descoberto". Após agradecer "de coração" a placa comemorativa com o reconhecimento, Lula destacou que o prêmio "não pertence a mim, mas ao povo brasileiro".

"O povo brasileiro soube compreender que sem a luta pela paz e a democracia não teria sido possível construir o Brasil que temos hoje em dia", explicou. Lula se referiu depois à influência que o pensamento de Mahatma Gandhi teve sobre ele. O petista revelou que "descobri o conceito indiano da paz e da democracia com a leitura das doutrinas do Mahatma Gandhi, que mudou minha vida, então como sindicalista, e inspirou depois o que seria minha vida política".

O ex-presidente comentou sobre a continuação da crise econômica internacional, sobre a que se mostrou muito crítico e quis deixar claro que "não foi originada pelos povos", atribuindo-a, sem rodeios, à "especulação e a irresponsabilidade do poder financeiro". "O mundo precisa de uma liderança que não faça políticas em favor do mercado, mas do povo", disse.

Na cerimônia também discursou o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, que ressaltou "a preocupação de Lula pelos setores menos favorecidos", e lembrou "a notável transformação econômica e social do Brasil durante seu mandato". Além disso tomou a palavra a nora de Indira Gandhi, viúva de seu filho Rajiv Gandhi - ambos assassinados - e atual presidente do governante Partido do Congresso, Sonia Gandhi, que descreveu Lula como "um dos mais carismáticos líderes de nossa geração".

O prêmio Indira Gandhi já foi entregue a personalidades como o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, o ex-presidente americano Jimmy Carter e o antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

EFE   
Compartilhar
Publicidade