PUBLICIDADE

Polícia

Em 2012, apenas um município da Grande SP não registrou homicídio

9 nov 2012 - 07h43
Compartilhar

A pacata cidade de Salesópolis, na Grande São Paulo, é a única em toda a região metropolitana a não registrar nenhum homicídio provocado por armas em 2012. Com uma população de 15.733 pessoas, a cidade registrou 14 homicídios dolosos na última década, bem abaixo de outros municípios vizinhos, como Mogi das Cruzes, que teve 21 mortes apenas neste ano.

Três pessoas morreram após um ataque em Osasco, na Grande São Paulo
Três pessoas morreram após um ataque em Osasco, na Grande São Paulo
Foto: Alex Falcão / Futura Press

SP: onda de violência revela mapa do crime na região metropolitana

Veja os ataques a PMs e ônibus incendiados em SP

Homicídios, estupros e roubos crescem em SP em 2012

A cidade possui uma baixa taxa de criminalidade, tendo registrado um homicídio doloso provocado por acidente de trânsito neste ano. O principal crime enfrentado pela população é o furto comum, com 113 ocorrências desde janeiro. O município ainda registrou 7 furtos de veículos ao longo do ano.

Conhecida por ser a cidade onde nasce o rio Tietê, Salesópolis é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado. Sua baixa taxa de criminalidade pode ser explicada pelo fato de a cidade ficar a 80 km da capital, longe dos municípios densamente povoados.

Segundo levantamento feito pelo Terra, até setembro de 2012, a cidade de São Paulo registrou 959 homicídios dolosos, seguida por Guarulhos, com 141 mortes e São Bernardo do campo, com 56 mortes.

Entre as cidades com menor número de homicídios na Grande São Paulo, além de Salesópolis, pode-se destacar o município de Guararema, com 1 homicídio; Pirapora de Bom Jesus, Juquitiba e São Caetano do Sul, com 2 homicídios dolosos e Vargem Grande Paulista, Rio Grande da Serra e Caieiras, com 3 homicídios registrados em cada uma.

Onda de violência

Desde o início do ano, ao menos 90 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 18 eram aposentados e três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital houve um crescimento de 102,82% no número de pessoas vítimas de homicídio no mês de setembro (o índice inclui também mortes no trânsito consideradas homicídio doloso), em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, a alta foi de 26,71% no mesmo período.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade