PUBLICIDADE

CE: em solidariedade a comunidades indígenas, grupo protesta

27 out 2012 - 17h24
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Arituza Timbó
Direto de Fortaleza

Uma cena curiosa chamou a atenção de diversas pessoas que passavam pelo Centro de Fortaleza, na manhã deste sábado. Um grupo, composto por pessoas da sociedade civil e de comunidades indígenas do Estado, coreografaram uma caminhada da Praça dos Leões até o Praça do Ferreira como um ato de protesto em defesa das comunidades indígenas ameaçadas de expulsão de suas terras. "Esse ato é emergencial em solidariedade aos Guarani-Kaiowá. Não é de hoje que acontece o genocídio de várias comunidades no nosso País. Também queremos chamar a atenção para questões indígenas cearenses", afirmou a organizadora da manifestação, Andréa Saraiva.

De acordo com ela, em novembro, o grupo voltará a se reunir. "Hoje foi a nossa preparação. No próximo dia 9, às 15h, iremos nos concentrar na Praça da Bandeira, como todas as comunidades indígenas do Ceará, e de lá vamos repetir a caminhada até a Praça do Ferreira. Essa manifestação será nacional, já que o ato irá se repetir em diversas cidades do Brasil", adiantou Andrea.

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes à atividade. Entre elas, índios das comunidades Tapeba (Caucaia) e Pitaguari (Pacatuba). "Viemos nos solidarizar aos nossos parentes Guarani-Kaiowá. A saúde não chega até nós, não temos acesso à educação e viemos lutar pela demarcação do nosso territórios", alegou Marciane Tapeba, da Comunidade Vila dos Cacos, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A manifestação terminou no fim da manhã de hoje, mas todos os presentes se comprometeram em manter suas articulações por meio do Facebook. Foi através da rede social que eles marcaram o encontro deste sábado. "Primeiro, mudamos nossos sobrenomes para Guarani-Kaiowá e depois surgiu a ideia de criar o evento 'Ato Somos Todos Guarani-Kaiowá-Ceará' para que pudéssemos organizar algo em solidariedade à população indígena", explicou Andrea.

Grupo fez caminhada como um ato de protesto em defesa das comunidades indígenas ameaçadas de expulsão de suas terras
Grupo fez caminhada como um ato de protesto em defesa das comunidades indígenas ameaçadas de expulsão de suas terras
Foto: Arituza Timbó / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade