Com falha em check-in, Gol tem 35% de voos atrasados em todo País
A Gol registrou uma falha técnica que deixou inoperante o seu sistema de check-in em todos os aeroportos onde atua no Brasil, na manhã desta segunda-feira. O balaço da Infraero das 14h apontava que, em todo o País, a operadora teve 35,1% de seus voos domésticos atrasados, sendo que, nos internacionais, o mesmo índice era de 47,6%. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que já tomou conhecimento sobre o caso e que ainda apura o que aconteceu.
Por meio de nota, a Gol afirmou que a falha foi na "infraestrutura de rede" e que o problema chegou a causar atrasos de alguns voos. "A companhia ressalta que o sistema já está normalizado e que tomou as medidas necessárias para atender aos clientes da melhor forma possível", disse a empresa em comunicado das 11h40.
Às 14h, dos 430 voos domésticos previstos da Gol, 151 (35,1%) sofreram atraso e dez (2,3%) haviam sido cancelados. Do 21 voos internacionais, dez sofreram atrasos (47,6%) e três (14,3%) foram cancelados.
De acordo com a rádio Band News, passageiros reclamaram das filas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e no Santos Dumont, no Rio de Janeiro. No entanto, no Santos Dumont, a Infraero afirmou que somente a Gol poderia falar sobre os problemas, e que as filas registradas hoje de manhã não tinham extensão anormal. Em Congonhas, o órgão afirmou, por volta das 12h, que o sistema estava normalizando e que, por isso, a espera deveria reduzir.
Voo 01762
Com destino a Porto Alegre, o voo 01762 estava previsto para sair de São Paulo às 11h35. No entanto, mesmo após a troca de aeronave e tripulação, passageiros relataram que estavam há quase quatro horas dentro do avião.
O embarque foi executado às 12h15, mas a aeronave só decolou às 16h15, após a troca da tripulação. O comandante do voo chegou a afirmar que não só o check-in foi afetado, mas todo o sistema operacional da Gol, inclusive os dados de plano de voo.
Colaborou Letícia Heinzelmann.