PUBLICIDADE

Polícia

RJ: ação da Guarda Municipal gera tumulto generalizado em Ipanema

10 out 2012 - 12h04
(atualizado às 13h00)
Compartilhar

Um vídeo divulgado na última terça-feira registrou a confusão gerada por uma ação da Guarda Municipal (GM) na praia do Coqueirão, no Rio de Janeiro. Conforme mostram as imagens, pouco após a chegada de cerca de 25 agentes da Guarda no local, cocos, barracas e cadeiras começaram a ser arremessados como forma de repúdio à ação.

Segundo Gustavo Guimarães, autor da descrição do vídeo publicado no portal Youtube, por volta das 16h de ontem, os guardas chegaram à praia procurando algo que os banhistas "não souberam identificar". A confusão, segundo o relato, começou quando os guardas imobilizaram um jovem com uma "gravata" no pescoço. Os populares julgaram a atitude injusta e se rebelaram contra os agentes.

A partir daí, as imagens mostram cadeiras de praia, cocos e barracas voando por todos os lados. Os agentes se protegeram com cassetetes e se refugiaram no calçadão. Os banhistas seguiram arremessando os objetos que eram jogados de volta pela Guarda.

A assessoria da GM do Rio de Janeiro, divulgou nota esclarecendo a origem do incidente. Segundo o órgão, o problema começou no dia 3 de outubro, após a GM pedir a um banhista que estava com seu cachorro, para retirar o animal da praia. O jovem disse ser filho de juiz, saiu do local "irritado dizendo que iria voltar e causartumulto", segundo a nota.

Na tarde de ontem, segundo o documento, o mesmo banhista estava na areia quando os guardas presenciaram um grupo jogando "altinho", prática proibida nas praias cariocas. Ao pedirem para o grupo encerrar o jogo, o banhista apareceu dizendo que iria encarar os guardas e iniciou provocações.

Prevendo a formação do tumulto, a GM pediu reforço e abordou o banhista, dando voz de prisão por ameaça e desacato. O jovem se recusou a ir para a delegacia e, então, os demais populares se rebelaram contra os guardas, "sem saber o que acontecia". Neste momento, o jovem a ser detido aproveitou pra fugir, descreve o documento.

De acordo com a GM, um dos incitadores do tumulto foi identificado como João Pedro, 25 anos. Ele arremessou cocos e tentou agredir os guardas com uma barra de ferro. Ele foi levado para a 14ª DP, onde o caso foi registrado. A barra de ferro e um pedaço de madeira usado na agressão também foram apresentados na delegacia. Cinco guardas e o agressor preso ficaram feridos com escoriações leves.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade