PUBLICIDADE

Polícia

Discovery Channel passará série sobre o grupo Águia da PM de SP

8 out 2012 - 11h13
(atualizado às 11h48)
Compartilhar

O canal de TV a cabo Discovery Chanel estreia na próxima quarta-feira às 22h20 a série chamada Águias da Cidade, um programa que mostrará a rotina dos pilotos, médicos e enfermeiros do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo (GRPAe), conhecido como Águia.

Os policiais do Águia trabalham nos céus da segunda metrópole com a maior frota de helicópteros do mundo
Os policiais do Águia trabalham nos céus da segunda metrópole com a maior frota de helicópteros do mundo
Foto: PM-SP / Divulgação

"Foi uma superprodução, seis meses de gravação com mais de mil horas. Em se tratando de Discovery Channel, ficou muito legal, uma das melhores produções do Brasil", disse o comandante do Grupamento Águia, Coronel Marco Antonio Severo, orgulhoso pelo bom trabalho.

Os policiais do Águia trabalham nos céus da segunda metrópole com a maior frota de helicópteros do mundo. O grupamento atende diariamente às ocorrências mais diversas, tanto sobre casos policiais, quanto de salvamento. A frota conta com cinco helicópteros na base de São Paulo e outros 10 no interior, um em cada comando de policiamento.

Ricardo Dellamonica é policial militar há 28 anos e trabalha no grupamento desde 1994. Ele chegou como tripulante de aeronave. Em 2010 formou-se em Saúde Pública, depois fez bacharel em enfermagem para, finalmente, se tornar um enfermeiro de bordo que atua no serviço aero médico. Ele afirma que acompanhou o crescimento do Águia pouco a pouco e que quando chegou existiam apenas dois helicópteros. "É como se eu tivesse piscado o olho e acordado agora. O grupamento aéreo merece esse crescimento, pois realiza um papel importante que é reconhecido por todos", analisa.

O Grupo Águia reúne quatro funções: piloto, tripulante, enfermeiro e mecânico. O primeiro deve ser oficial formado pela Academia do Barro Branco há dois anos e ter no máximo 10 anos de serviço, contando com os quatro que ele passa na academia.

O tripulante operacional é a segunda área técnica do Águia. Ele é o policial que anda no banco de trás do helicóptero, desce de rapel no salvamento, entra na água, carrega a arma, entre outras atividades. A função é exercida por soldados, cabos e sargentos.

O mecânico faz o curso na Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá. A seleção fica por conta do Águia. A formação completa do policial para esta função demora tanto quanto a de piloto: quatro anos. "É diferente de um mecânico de carros, que pode trabalhar usando apenas sua experiência. Na aviação, você só mexe na aeronave se estiver legalmente habilitado".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade